Caminhada dos Mártires em Louveira mostra protagonismo de agentes da Pastoral Social

Reinaldo Oliveira

No dia 21 de abril, a Pastoral Fé e Politica e o Fórum das Pastorais Sociais da Diocese de Jundiaí, promoveram na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens e Santo Antônio de Pádua, em Louveira/SP, a IV Caminhada dos Mártires.

Ela é um momento de protagonismo e manifestação de fé de Agentes das Pastorais Sociais, realizada em uma das 11 cidades do território da Diocese de Jundiaí, onde são percorridos locais que apresentam situações que atentam contra os direitos e a dignidade humana.

Louveira é uma cidade com uma particularidade própria. Seu território é dividido pela Via Anhanguera, ficando do lado direito (sentido interior), o Centro com ocupação urbana e do lado esquerdo o Bairro Santo Antônio e adjacentes com ocupação mista urbana e rural, apresentando demandas sociais relevantes.

A IV Caminhada teve início com o momento de oração e bênção do envio feito pelo pároco - padre José Donizete do Carmo, na Tenda dos Mártires montada na praça em frente da paróquia, dali seguindo na quente manhã, pelas ruas do bairro com seis paradas previstas nos locais que apresentam as demandas.

Na 1ª, em frente uma escola foi refletida pela Pastoral da Juventude o tema "Educação, criança e adolescente, e extermínio da juventude negra". Na 2ª, foi na entrada do residencial Terra da Uva, com apresentação pela Associação de Moradores de informações sobre as dificuldades, em todo o País, para aquisição da casa própria.

A 3ª, foi em frente ao Córrego Santo Antônio e a reflexão foi pela Pastoral da Ecologia que falou sobre a poluição do córrego, bem como sobre medidas preventivas contra a poluição ambiental. Na saída da Caminhada, a Pastoral distribuiu sacos plásticos para coleta de embalagens de água consumida durante a Caminhada, bem como outras encontradas jogadas pelas ruas.

A 4ª foi na Praça da Bica e a Equipe da CF falou sobre o tema e o lema da CF 2015. A 5ª foi em frente à Igreja Pentecostal Reunidos em Cristo, com reflexão da Pastoral Fé e Política de Louveira sobre a Unidade dos Cristãos.

A 6ª foi em frente à Secretaria de Cultura, com a Pastoral Fé e Politica Diocesana que falou sobre Reforma Política e coleta de assinaturas.

O enceramento da IV Caminhada foi com a solene celebração eucarística presidida pelo coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese, padre Leandro Megeto - que acompanhou toda a Caminhada, pelo pároco - padre Donizete, diáconos, ministros, religiosos/as, autoridades e demais fiéis das cidades de Várzea Paulista, Cajamar, Osasco, Salto, Itu, Itupeva e comunidades do Centro, Bairro Santo Antônio e adjacentes.

No final houve os agradecimentos a todos/as que colaboraram para a realização do evento, bem como o coordenador da Pastoral Fé e Política Diocesana - Cláudio Nascimento falou da alegria da realização de mais esta Caminhada, informando que em 2016 a V Caminhada será na cidade de Várzea Paulista.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

20 − cinco =