Francisco recorda aos fiéis a missão da Igreja como católica e apostólica

Rocio Lancho García

Toda quarta-feira, a Praça de São Pedro acolhe os milhares de fiéis que, vindos de todas as partes do mundo, querem escutar a catequese semanal de Francisco durante a audiência geral.

Às 9h30 da manhã pelo horário de Roma, o Santo Padre entrou na praça a bordo do papamóvel descoberto e percorreu os corredores saudando e abençoando os fiéis. Protagonistas especiais, como sempre, foram as crianças, a quem os pais aproximam do papa a fim de receber a bênção de Francisco. O público demonstrava, com aplausos e com o agito das bandeiras, o seu entusiasmo por ver de perto o bispo de Roma. Um casal se aproximou do jeep para dar ao papa um presente: um bolo de chocolate! Além disso, como em tantas outras ocasiões, alguns dos fiéis presentes na praça entregaram ao papa uma cuia de chimarrão, que ele tomou com gosto.

Faltando poucos dias para a primeira viagem apostólica de Francisco a um país da Europa, excetuada a Itália, o Santo Padre dedicou algumas palavras à visita que fará neste domingo, 21 de setembro, à Albânia:

"No próximo domingo, com a ajuda de Deus, irei à Albânia. Decidi visitar este país porque ele sofreu muito devido a um terrível regime ateu e agora os diversos componentes religiosos mantêm lá uma convivência pacífica. Saúdo com afeto, desde agora, o povo albanês e agradeço pela preparação desta visita. Peço a todos que me acompanhem com a oração, pela intercessão de Nossa Senhora do Bom Conselho. Obrigado!".

Nesta quarta-feira, o Santo Padre continuou a série de catequeses sobre a Igreja, destacando o porquê de dizermos no Credo que ela é católica e apostólica. No resumo final, Francisco explicou:

"Queridos irmãos, dizemos no Credo que a Igreja é católica e apostólica. Ela é católica porque é universal: tem a missão de anunciar a Boa Notícia do amor de Deus até os confins do mundo, ensinando todo o necessário para a salvação. E é apostólica porque é missionária: como os apóstolos e em continuidade com eles, ela foi enviada a preparar a vinda do Senhor, acompanhando a sua palavra com os sinais da ternura e do poder de Deus. A Igreja, universal e missionária, conta com a assistência do Espírito Santo, que continuamente a faz sair de si mesma para ir ao encontro dos irmãos e falar as línguas do mundo inteiro a fim de comunicar a todos a alegria do Senhor Ressuscitado. Como membros da Igreja, também nós participamos da sua missão: somos responsáveis pela salvação de todos os homens e, portanto, não podemos permanecer indiferentes ou alheios à sorte dos nossos irmãos; além disso, o Espírito Santo também age em nós para que não nos fechemos em posições unilaterais e procuremos sempre o entendimento, a harmonia, a ‘sinfonia' na vida cristã".

Francisco saudou em seguida os peregrinos dos países latino-americanos. "Peço a nosso Senhor que a sua visita a Roma, em concreto ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo, os ajude a anunciar o Cristo, que ama todos os homens".

Como já é habitual, o papa dedicou no final da audiência algumas palavras especialmente aos jovens, aos enfermos e aos recém-casados. Francisco recordou que hoje celebramos a memória de São Roberto Belarmino, doutor da Igreja, e pediu que "a sua adesão ao Senhor, queridos jovens, demonstre que Ele é o caminho, a verdade e a vida". Pelos doentes, o papa pediu que o santo "os incentive a enfrentar na fé os momentos obscuros da cruz" e, pelos recém-casados, que São Roberto Belarmino os "estimule a fundamentar em Cristo a sua casa conjugal".

Fonte: www.zenit.org

Deixe uma resposta

onze + seis =