Curso reflete sobre fundamentos da Espiritualidade Missionária

Assessoria de Imprensa

A atividade missionária exige uma espiritualidade específica. Tal espiritualidade é cultivada acima de tudo, no deixar-se guiar pelo Espírito Santo nos diversos contextos de Missão, para se tornar cada vez mais semelhante a Cristo, enviado do Pai. Oferecer um tempo de estudo, atualização, capacitação e renovação espiritual aos missionários e missionárias, animadores e agentes de pastoral, ministros ordenados, religiosos, religiosas, leigos e leigas, é o objetivo do 1º Curso de Espiritualidade Missionária. Promovida pelo Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF), a iniciativa, que acontece desde o dia 31 de agosto, conta com a participação de 40 pessoas de todo Brasil. Até a celebração de encerramento envio no sábado, dia 6 de setembro, os participantes refletem sobre pontos cardeais de uma espiritualidade missionária: discipulado, envio, proximidade, universalidade.

Tais fundamentos possibilitam sustentar projetos de evangelização nas situações mais difíceis, ad gentes (entre povos e culturas).

O curso é administrado pela direção da casa e conta com assessores e assessoras da equipe coordenadora do CCM, das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional). O conteúdo é exclusivo, elaborado a partir do conhecimento teológico e prático adquirido durante o acompanhamento das diversas propostas de formação missionária realizadas pelo CCM.

A temática é desenvolvida alternando momentos de oração, meditação e celebração com explanações, debates, oficinas, partilhas e plenários, a formação é oferecida numa base essencialmente bíblica, com atenção à palavra da vida, à palavra da Igreja, à palavra dos missionários e à palavra de sabedoria dos povos em diversos continentes. Além disso, a vida dos santos, santas e mártires missionários recebe um enfoque especial.

As exposições dos temas acontecem na parte da manhã sendo as tardes ocupadas com oração missionária, meditação orientada, deserto, partilha da vida e celebração eucarística. À noite são exibidos filmes sobre testemunho de vida missionária.

"Esta iniciativa visa aprofundar as motivações pessoais, as dimensões do encontro com Cristo, a visão dos desafios missionários, os fundamentos bíblicos, teológicos, espirituais e a própria compreensão da missão", explica padre Estêvão Raschietti, sx, secretário Executivo do CCM. O curso visa também "incentivar a procura por uma vida no Espírito recriando relações fraternas, valorizando as diferenças, descobrindo espaços de partilha de fé e de crescimento humano".

Pasqualina Verdicchio, leiga consagrada que mora e trabalha em Sabará (MG), comenta que, "o curso enriquece muito a formação e clareia as preocupações que a gente traz da realidade onde se vive e se partilha a vida. Todos os missionários e as missionárias deveriam procurar um momento igual a esse como tempo de formação permanente".

A leiga Janete Monterio Gois, do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) de Manaus (AM) diz que "esse curso de espiritualidade é tudo aquilo que a gente estava precisando para fortalecer a caminhada; os agentes de pastorais muitas vezes carecem de momentos como esse de orientação e aprofundamento".

O CCM já prepara uma segunda edição do mesmo curso a ser realizada de 30 de agosto a 5 de setembro de 2015.

Confira aqui todos os cursos oferecidos pelo CCM.

Fonte: www.ccm.org.br

Deixe uma resposta

três × 3 =