Nossa Senhora do Carmo

Zenit

Nossa Senhora do Carmo é um dos títulos conferidos a Nossa Senhora e a festa de Nossa Senhora do Carmo tem origem na antiguidade e tem relação direta com a Ordem Carmelita que traz como tradição a visão do profeta Elias que olhando a nuvem reconheceu nela a figura da Virgem Maria. Após este fato, os discípulos de Elias haviam construído um mosteiro e fundado uma congregação em honra à Virgem no Monte Carmelo que fica na região montanhosa de Israel ao norte da Palestina.

A tradição histórica nos apresenta Bertoldo que com a ajuda de alguns companheiros estabeleceu-se no Monte Carmelo. No ano 1209 fixaram sua regra que foi aprovada pelo Patriarca de Jerusalém. Durante as cruzadas a Congregação tornou-se conhecida e ampliou sua atuação pela Inglaterra. Nesta época, o eremita Simão Stock, atraído pela vocação carmelita, ingressou na Ordem de Nossa Senhora do Carmo. Tornou-se coadjutor geral da ordem em 1225. Em 1237, providenciou o envio dos religiosos para a Inglaterra, por conta dos terríveis ataques dos Sarracenos. Simão Stock foi eleito Superior da Ordem e obteve a aprovação da mesma, pelo Papa Inocêncio IV. A ordem cresceu em graça e santidade, realizando vigoroso apostolado em todo o mundo.

Em 16 de julho de 1251, Nossa Senhora apareceu a Simão Stock, que se encontrava em profunda oração e lhe apresentou o escapulário como distintivo da Ordem. Simão então acolheu o pedido da Virgem Maria e dedicou-se a difundir a devoção e o uso do escapulário por todos da Ordem e ampliando a todo o mundo católico. A esta devoção, nota-se uma adesão fervorosa por parte não só dos leigos, mas também dos Papas, cardeais e bispos, por reconhecerem na promessa de Nossa Senhora uma certeza do seu amparo e materna intercessão. O Papa Bento XIII, definiu no dia 16 de julho a celebração da festa de Nossa Senhora do Carmo e estendeu a toda a Igreja.

Fonte: www.zenit.org

Deixe uma resposta

3 + cinco =