Dom Servílio Conti, bispo emérito de Boa Vista - Roraima, celebra 98 anos de idade

P. Joaquim Ferreira Gonçalves imc

Com 98 anos de idade, dom Servílio Conti revela plena lucidez de pensamento e celebra seu aniversário na comunidade da Consolata em São Paulo.Celebramos ontem, dia 19 de outubro, os 97 anos de idade de dom Servílio Conti, bispo emérito de Boa Vista (RR). Ele foi missionário e Bispo de Boavista em Roraima, onde construiu a Catedral da diocese. Esta data coincidiu com a celebração da memória dos nossos santos protetores deste ano, os mártires, João de Brébeuf e seus companheiros, missionários franceses do século XVII entre o povo Huron no Canadá.

Dom servílio presidiu à celebração comunitária da Eucaristia, tendo a seu lado o superior da casa, padre Sabino. Aos dois se juntou o padre Mario Zinni que veio da diocese de Franca (SP) onde trabalha, para se solidarizar com dom Servílio porque são da mesma paróquia.

Na homilia, dom Servílio, com muito carinho e delicadeza, agradeceu à comunidade por aquele momento tão importante da vida dele: "agradeço, em primeiro lugar, a Deus por tantos benefícios e graças que me concedeu ao longo destes meus mais de noventa anos de idade e também o Instituto por tantas oportunidades que me deu para ser missionário. Quando entrei no Instituto em 1933 fui muito bem recebido. Eu tinha lido a revista Missioni Consolata e a partir daí decidi escrever para Turim".

O superior daquele tempo, depois de ter consultado o meu pároco, me respondeu que podia, sim, entrar. Fiz a mala e fui para Turim onde não conhecia ninguém. O superior me recebeu e quando lhe falei que meu desejo era o de ser irmão missionário, ele me disse que era melhor começar a estudar e depois se veria. Tinha 17 anos e aos poucos comecei a gostar de estudar.

E concluiu: "agora estou aqui, mas a minha memória começa a falhar e acabo não lembrando mais nada..." e se virou para o superior convidando-o a falar: " e você, superior, fale alguma coisa que quiser". Padre Sabino agradeceu a presença do Padre Mario e depois se dirigiu a dom Servílio: "obrigado pelo seu testemunho de vida, pelos bons exemplos que nos dá, vivendo silenciosamente e rezando por nós". A partilha terminou com a referência, feita pelo superior, aos nossos protetores anuais, cuja memória se celebrava.

Para concluir, dom Servílio retomou a palavra e exortou a comunidade a dar valor à perseverança. "diante das dificuldades devemos perseverar sempre. Aprendemos isso do nosso fundador, Bem aventurado José Allamano. É da perseverança que nascem os melhores frutos que depois podemos colher".

Depois da missa, a comunidade cantou o "parabéns" a dom a Servílio com muita alegria e com prolongada salva de palmas. Antes de sair da capela os fotógrafos se apresentaram para unir todos os participantes em torno de dom Servílio e fotografar.

 

 

Fonte: revista missões

Deixe uma resposta

18 − 17 =