Semana do Migrante

35ª Semana do Migrante de 2020 (14 a 21 de junho) foi realizada por meios virtuais.

Por Maria Emerenciana Raia *

A 35ª Semana do Migrante foi realizada a nível nacional, por meios virtuais. Teve início no domingo, dia 14 de junho com a celebração da missa presidida por dom José Luis Ferreira Salles, bispo da Diocese de Pesqueira, PE, responsável pelo setor de Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes.

Diante do cenário de crescentes fluxos migratórios, da crise sanitária e social que se intensificou para a população migrante no Brasil, com a pandemia da Covid-19, a iniciativa propôs o tema Migração e acolhida. O lema trouxe uma pergunta às consciências: Onde está teu irmão, tua irmã?

migrante2Ao longo da Semana, lives com a participação de pessoas ligadas ao assunto, como padre Alfredinho, do Serviço de Pastoral do Migrante (SPM), Márcia Oliveira (REPAM-Brasil/UFRR), Cristina dos Anjos (Cáritas Brasileira), Ir. Rosita Milesi (IMDH), dentre outros, abordaram temas importantes como Espiritualidade para a Missão com a Migração; Migração e refúgio: desafios e perspectivas para homens e mulheres em travessia; Forçados, como Jesus Cristo, a fugir: o drama dos deslocados internos e sua invisibilidade; Migração, refúgio e vida: desafios e perspectivas de atuação das organizações que apoiam migrantes e refugiados no Brasil.

A Semana será encerrada no domingo, 21 de junho, com uma celebração eucarística às 9h30 (horário de Brasília), presidida por dom Mário Antônio, bispo de Roraima, segundo vice-presidente da CNBB e presidente da Cáritas Brasileira.

Origem da Comemoração

A Comemoração do dia do Migrante foi definida em 1969, pelo papa Paulo VI, ficando a cargo da Igreja de cada país a escolha da data a ser celebrada. Em 1979, por ocasião da 17ª Assembleia Geral da CNBB, decidiu-se que a Celebração do Dia do Migrante no Brasil seria em 25 de junho, se for um domingo, caso contrário, no domingo anterior.

* Maria Emerenciana Raia é editora da revista Missões. Com informações do Serviço Pastoral dos Migrantes.

Deixe uma resposta

3 × cinco =