Ordenação Diaconal na Pré JMJ - SP

Mauro de Cintra Santos

No dia 18 de julho, quinta-feira, dentro da Semana Missionária em São Paulo, foi ordenado diácono o jovem Dani Romero, venezuelano. A celebração eucarística, presidida por dom Walmir Alberto Valle foi festiva, alegre e missionária, como é a juventude!

Dani Romero chegou ao Brasil para os estudos teológicos no Seminário IMC de São Paulo, proveniente da Venezuela. Na capital paulista fez amigos e irmãos. Ontem, no marco da Semana Missionária, Pré - JMJ no Centro de Animação Missionária - CAM, zona norte de São Paulo foi rodeado pela família IMC-MC expandida, na noite de sua ordenação diaconal.

A comunidade São Marcos abrigou os padres, as irmãs, os leigos e todos que se somaram aos mais de 300 jovens vindos de lugares distantes, assim como de sua familia na Venezuela. Sendo incumbido de ordená-lo, dom Walmir Valle, imc, entre belas canções e moções litúrgicas, recordou a todos o caráter de serviço do Ministério de Diaconato e recomendou a Dani veementemente, a virtude da humildade, humildade, humildade, como dizia Santo Agostinho, como combustível para sua nova fase dentro da Igreja.

Dani sempre demonstrou muita presteza e dedicação aos seus irmãos de Instituto e ainda mais ao povo jovem que sempre o rodeou, sem deixar nunca de trazer em suas atitudes, cestos cheios de muita humildade. Ontem, todos testemunharam sua ordenação como quem, em grato gesto, louva a Deus por um "hermanito" desse calibre.

Dom Walmir, ex-piloto e ainda sanfoneiro, invocando o Dono da Roça, nosso Deus, abençoou Dani para servir a essa juventude que o assistia colocar-se uma dalmática, como quem se coloca um chapéu de palha e enxada em mão sai para semear o que ele sempre semeou entre nós, seus colegas, o amor, a justiça e a paz.

O discurso emocionado de agradecimento de Dani deu, à Semana Missionária, o tom vocacional que se esperava. Nele o néo-diácono exortou aos jovens tocados, mexidos, chamados a uma vida consagrada religiosa ou diocesana missionária, a dar um passo, um salto rumo ao compromisso com o Senhor Jesus e a construção de um Reino de paz, justiça e fraternidade. Foi esse o ponto mais tocante da noite e o que confirmou na nossa percepção o quanto Dani tem a Animação Missionária e Vocacional como uma clave de tom maior em sua consagração e o sabor vocacional que a Semana Missionária pretendia ter.

Desejamos, desde o fundo do coração, muito sucesso a nosso irmão caçula e pedimos que a tua tarefa, como se diz em Venezuela, "que le sea leve" pelos mundos de Deus.

(...)Con tus paisajes y sueños me iré por esos mundos de Dios. Y tus recuerdos al atardecer
me harán mas corto el camino.
Entre tus playas quedó mi niñez tendida al viento y al sol.
Y esa nostalgia que hoy sube a mi voz, sin querer se hizo canción.(...)

(Venezuela, de Pablo Herrero e José Luis Armentero)

Fonte: Mauro de Cintra Santos / Revista Missões

Deixe uma resposta

dezenove − 16 =