Carta dos Compromissos do Curso de Verão 2013

CESEEP

Ao final do 26º Curso de Verão, voltamos para casa gratificados pela experiência de partilha, reflexão da temática das Redes Digitais, vivência ecumênica e inter-religiosa, celebração, festa e compromisso, que vivemos de 06 e 13 de janeiro de 2013. O Curso organizado pelo CESEEP (Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular) acontece em parceria com a PUC-SP e o TUCA, num grande mutirão com dezenas de outras entidades, comunidades e famílias que hospedaram os que vieram de fora de São Paulo. O Curso reuniu 512 pessoas entre participantes (368), monitores (78), voluntários/as das equipes de serviço (53), assessores (06) e responsáveis das mesas de debate (07), pertencentes a diferentes igrejas cristãs, religiões e filosofias de vida, vindos de todas as regiões do Brasil e de onze países das Américas (Bolívia, México, Estados Unidos da América, Venezuela); África (Cabo Verde e Quênia), Ásia (Índia) e Europa (Itália, Espanha, Polônia, Eslováquia). Visitaram o curso, para saudar os participantes, a nova Reitora da PUC-SP, Profa. Anna Maria Marques Cintra, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, o bispo de Brasília DF e primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Dom Maurício Andrade, e a presidente do Regional Sul I da CRB, Ir. Geni dos Santos Camargo, ISFB. Expressamos nossa solidariedade a Dom Pedro Casaldáliga, ameaçado de morte por seu apoio à recuperação da terra Marãiwatsédé do povo xavante no Mato Grosso; a Dom Tomás Balduino, por seus 90 anos de vida e a Dom Angélico Sândalo Bernardino, pelos seus 80 anos.

O tema deste ano, REDES DIGITAIS: tecendo relações, construindo comunidades, exercendo cidadania deu-nos a oportunidade de entrar nesta verdadeira revolução cultural do mundo digital, alargando ainda mais nossos horizontes com seis mesas de partilha e debate em torno ao tema.

As celebrações e palestras da manhã no TUCA foram transmitidas ao vivo pela internet numa parceria entre a Rádio Cantareira, a Rede Rua de Comunicação e o CESEEP. Internautas de 25 países e de cerca de duzentas cidades puderam, assim, participar virtualmente do Curso de Verão deste ano. No inicio, tratamos do Ecumenismo, uma das dimensões centrais do curso, nos debruçamos sobre a realidade social e política com a Análise da Conjuntura, e, no final, foi apresentada a Campanha da Fraternidade-2013: Fraternidade e Juventude, com o lema: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6, 8).

Convencidos de nossa responsabilidade eclesial e cidadã neste campo de redes digitais construídas com ética e empenhadas na erradicação da pobreza e das exclusões sociais, numa cultura do diálogo, da justiça, da paz e do cuidado com o meio ambiente, assumimos o compromisso de:

NO CAMPO DAS REDES DIGITAIS:

- Encantar a juventude, inovando nossas propostas com as mídias digitais, numa dinâmica formativa e transformadora.

- Usufruir do potencial da tecnologia, utilizando todas as suas ferramentas, com criatividade, como facilitadoras da nossa prática no campo religioso, pedagógico, social, político ou cultural.

- Utilizar a rede na propagação da justiça e da paz, colocando as pequenas ideias em prática, por meio de ferramentas que estão ao nosso alcance e mobilizando a população menos favorecida.

- Criar uma Rede social solidária com conteúdos interativos e que respondam às necessidades pessoais e sociais dos participantes, sendo também espaço de divulgação das ações onde estamos engajados/as.

- Estabelecer o estreitamento das relações entre as pessoas nas redes digitais, respeitando as diferenças, a diversidade e a alteridade, mantendo o diálogo com todos/as.

NO CAMPO DA FORMAÇÃO E ESPIRITUALIDADE

- Trabalhar com a educação popular, buscando a humanização das relações e preparando materiais pedagógicos para divulgação nas redes.

- Ter um olhar ecológico e levar adiante atitudes que preservem nossa casa comum.

- Repensar nossas ações nas Pastorais e Movimentos Sociais para fazer ressoar as mensagens de vida.

NO CAMPO DAS INICIATIVAS ECLESIAIS E CIDADÃS

- Valorizar o uso consciente das redes digitais e sermos promotores da cidadania.

- Não deixar de fazer o que deve ser feito, por falta de recursos, mas aproveitar com sabedoria o que se tem para construir um novo mundo da melhor forma possível.

- Ser ético na vida real e na virtual quanto à sua identidade, colaborando com a democratização, o respeito e a valorização das minorias.

- Levar à comunidade o conhecimento sobre o uso da internet, quanto à prudência e à privacidade dentro da rede e fazer com que a comunidade possa caminhar em conjunto com essa nova forma de comunicação.

- Ser missionários digitais, propagando a necessidade de transformação social em busca do bem comum, da defesa do meio ambiente, da ética e dos direitos humanos, especialmente das minorias.

- Ser multiplicadores do conhecimento adquirido no Curso de Verão, contribuindo na formação de novos educadores.

São Paulo, 13 de janeiro de 2013.

CESEEP (Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular).

Fonte: www.ceseep.org.br

Deixe uma resposta

três × cinco =