Prestígio

Maria Regina Canhos Vicentin *

Existe um delicioso chocolate que leva esse nome, entretanto não estou aqui me referindo a ele, mas a grande importância social e influência que certas pessoas exercem sobre outras quando possuem carisma e sucesso. Isso não é tão fácil de ser conseguido e, embora seja ambicionado por muitos, revela-se apenas a alguns. A maioria das pessoas tem muita inveja do sucesso de outras e algumas fazem de tudo para destruí-las ou ridicularizá-las. O simples lhes ignorar ou negar reconhecimento já serve em várias situações como um "balde de água fria" que, em alguns casos funciona, e soterra pretensões mais alvissareiras. Isso é muito triste mesmo. Puxa vida! Tem gente que se esforça tanto para estar lá em cima e, quando consegue, aparece uma centena de pessoas que querem colocá-la novamente lá embaixo. Que coisa feia, maldosa e mesquinha! Isso é muito ruim e eu sei que você não merece tal atitude indiferente, então vou lhe dar algumas dicas de como permanecer em alta quando muitos à sua volta querem vê-lo em baixa.

Em primeiro lugar, trabalhe consigo no sentido de não valorizar demais a opinião dos outros a seu respeito. Existe somente uma pessoa que pode conhecê-lo profundamente caso permita, trata-se de você mesmo. Outros podem lançar conjecturas, mas nunca terão certeza acerca do que se passa em sua mente e em seu coração. Depois, aprenda a diferenciar amigos de ervas daninhas: amigos nos prestigiam verdadeiramente, enquanto que ervas daninhas ficam ao nosso redor apenas para nos sufocar, pois têm consciência de sua limitação, sabendo que nunca irão se tornar grandes.

Outras dicas: fuja dos aduladores, pois suas palavras não são confiáveis. Às vezes, uma crítica construtiva mostra-se útil, enquanto que inúmeros elogios podem nos precipitar rumo à derrocada. Não leve tão a sério seus aparentes fracassos, pois a vida está repleta de situações difíceis que têm o intuito de nos ensinar o caminho certo. Na verdade, tudo concorre para o nosso bem. É importante que você saiba se valorizar para que os momentos difíceis sejam encarados como desafios, e não como falta de competência pessoal. Tudo na vida tem o seu preço. Machiavel dizia que "os fins justificam os meios", mas eu não penso exatamente assim. Acredito que devamos refletir acerca do que nos é caro e importante para ver se vale a pena investir ou sofrer.

Talvez a dica mais importante venha agora: aprenda a valorizar a qualidade e não a quantidade. Ainda que seja prestigiado por poucos, basta lhes conferir o devido valor e se sentirá admirado por quem lhe é significante. De que lhe serve um bando de bajuladores, bichos peçonhentos no seu encalço? Pra longe com eles... Servem somente para deixá-lo cabisbaixo e inseguro, à mercê de uma série de expectativas inatingíveis e capciosas. Compartilhe bons momentos com quem ama e se sentirá amado. Divida seu sonho com quem sabe ouvi-lo, apreciá-lo e acredita nele. Amanhã será realidade. Deixe pra lá esse povo pequeno, mesquinho, invejoso... E creia; você absolutamente não precisa deles.

* Maria Regina Canhos Vicentin (e.mail: contato@mariaregina.com.br) é escritora.

Fonte: www.mariaregina.com.br

Deixe uma resposta

1 × 2 =