Missionário ??Fidei Donum??

Maurício da Silva Jardim *

Assim são chamados os padres diocesanos que exercem o ministério por um determinado tempo em dioceses mais necessitadas do mundo. Ficam à disposição do bispo da Igreja local e se inserem no presbitério e no projeto pastoral desta Igreja particular a qual foram enviados.

O termo "Fidei Donum", para designar um padre missionário diocesano, surgiu com o papa Pio XII que escreveu a encíclica "Fidei Donum" em abril de 1957. Este documento trata sobre a situação das missões católicas particularmente da África e convoca os bispos do mundo inteiro a darem de sua pobreza padres diocesanos as Igrejas particulares mais necessitadas. "Se alguma diocese pobre ajudar a outra, não se tornará mais pobre por isso; seria impossível. Deus não se deixa vencer em generosidade (encíclica Fidei Donum, n.27).

Continua o papa: "Alguns bispos; embora lhes custe, consentem em que um ou outro sacerdote saia da diocese para ir, por algum tempo, pôr-se à disposição dos ordinários da África. É grande esse auxílio, exortamo-vos de bom grado a essas oportunas e frutuosas iniciativas. Se prudentemente preparadas e realizadas, trarão inapreciáveis vantagens à Igreja católica na África, portadora de tantas dificuldades e esperanças"(encíclica Fidei Donum, n.29).

Conheci muitos padres "fidei donum" nesta minha experiência missionária de três anos e meio em Moçambique. Um deles, padre Mário Cherchi - diocesano da Sardenha-Itália, que já foi missionário no Brasil, Moçambique e atualmente em Angola, nos dizia: "O padre diocesano que, que pela sua ligação (também jurídica) com o bispo, o presbitério e a igreja local, ao partir, é expressão mais evidente do compromisso missionário da diocese e é sentido como da família diocesana". Quando padre Mário se preparava para a missão numa visita de seis meses de inspeção e discernimento, deixou escrito: "Talvez o estudo da língua e da cultura requeira um esforço maior e mais autêntico de encarnação e de pobreza: uma casa inserida na vila; obrigado a viver com a gente do lugar e falar a sua língua; sem o poder e a auto-suficiência no uso da palavra e das coisas; como um menino que aprende balbuciando, que sempre precisa de ajuda, de mestres; como alguém que nunca chegará a falar tão bem quanto eles. Isto me colocará na condição de um pobre aprendiz, mais próximo dos pobres, mais irmão. Quero mergulhar neste mundo africano para renascer pobre e cristão".

De fato, a missão é uma graça do Espírito que nos coloca nas mãos do divino oleiro para constantemente nos refazer e reconstruir, como nos diz Jeremias. "Desci até a casa do oleiro e o encontrei fazendo um objeto no torno. O objeto que ele estava fazendo se deformou, mas ele aproveitou o barro e fez outro objeto, conforme lhe pareceu melhor. Então veio a mim a Palavra de Javé: ‘Por acaso será que não posso fazer com vocês, da mesma forma como agiu este oleiro? Como barros nas mãos do oleiro, assim estão vocês em minhas mãos'" (cfe.Je18,1-6). Nesta perspectiva o discípulo missionário é também, para si, um destinatário da missão. A "Igreja em estado permanente de missão" nos coloca neste caminho de conversão.

Assim, nós da Igreja do Brasil estamos nas mãos do Divino Oleiro respirando e vivendo com o pulmão da missão. O apelo missionário para além fronteiras, dando de nossa pobreza, em outras regiões mais necessitadas, continua. "Uma Igreja particular não pode esperar atingir a plena maturidade eclesial para só então, começar a se preocupar com a missão para além de seu território. A maturidade eclesial é consequência e não apenas condição de abertura missionária" (DGAE, doc. 94,84).

Escrevo estas reflexões neste dia em que celebramos o dia do padroeiro dos padres diocesanos, São João Maria Vianney, o grande missionário na paróquia de "Ars"-na diocese de Belley-França. Que este espírito missionário, realize e faça mais felizes os padres diocesanos.

* Maurício da Silva Jardim é pároco Pároco da paróquia São Vicente Pai dos Pobres, Arquidiocese de Porto Alegre - RS.

Fonte: Maurício da Silva Jardim / Revista Missões

Deixe uma resposta

dois + dezenove =