Comissão Pastoral da Terra lamenta o falecimento de seu presidente, dom Ladislau Biernaski

CNBB

Segundo a nota da CPT, dom Ladislau deixou um legado de luta pelos direitos dos camponeses e contra a violência no campo.

Leia agora a íntegra da nota da Comissão Pastoral da Terra sobre o falecimento de dom Ladislau Biernaski, bispo de São José dos Pinhais (PR) e presidente da CPT.

***************
O bispo de São José dos Pinhais (PR) e presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT) faleceu hoje, dia 13 de fevereiro, aos 74 anos, em decorrência de um câncer. De origem camponesa, dom Ladislau nos deixa seu legado de luta pelos direitos dos camponeses e contra a violência no campo.

Nos grandes momentos de tensão e de conflito envolvendo os movimentos sociais, Dom Ladislau nunca se furtou em ficar do lado dos trabalhadores e trabalhadoras, e a eles manifestar seu apoio. No Paraná, Dom Ladislau sempre acompanhou as pastorais sociais, particularmente a Pastoral Operária, a Comissão Pastoral da Terra e a Pastoral Carcerária. Foi Vice-Presidente Nacional da CPT de 1997 a 2003 e desde 2009 ocupava a presidência. Conhecido como o bispo da Reforma Agrária, Dom Ladislau teve importante contribuição nos documentos sociais da CNBB que abordam o tema.

"A reforma agrária é aquilo que vai atacar na raiz a questão dos conflitos e a falta de paz no campo", com essas palavras, Dom Ladislau Biernaski defendeu, mais uma vez, a reforma agrária, durante o lançamento do relatório anual da CPT, no ano passado, Conflitos no Campo Brasil 2010. Em outro momento, atacou o projeto do novo Código Florestal. "Aldo Rebelo perdeu uma grande oportunidade de ajudar o País a sair da devastação, impunidade dos grileiros e pouco investimento nos pequenos agricultores. Ele perdeu uma grande oportunidade de fazer a diferença. Lamento por ele.", afirmou.

Comissão Pastoral da Terra

Fonte: www.cnbb.org.br

Deixe uma resposta

vinte − 20 =