Romaria da Terra

Canísio Klaus *

Há 35 anos, sempre na terça-feira de carnaval, a Igreja Católica, junto com outras entidades e organizações que apóiam a luta pela dignidade do trabalhador, convida o povo que trabalha na terra a se reunir numa grande Romaria. Nos primeiros anos, a romaria serviu para denunciar os desmandos da ditadura militar, tendo por inspiração o índio Sepé Tiaraju que liderou a resistência contra os invasores portugueses, apoiado na afirmação de que "esta terra tem dono".

A Romaria da Terra sempre é um grande momento de celebrar a presença do Deus Libertador em meio à realidade de angústias e sofrimentos, alimentando a esperança da vitória final dos milhares de trabalhadores e trabalhadoras que se sustentam com o trabalho na terra e dos que com eles são solidários.

A 35ª Romaria da Terra acontecerá na Diocese de Santo Ângelo, mais especificamente na comunidade Bom Princípio Baixo do município de Santo Cristo. O tema que servirá de motivação para a reflexão e a oração é "Agricultura familiar camponesa: vida com saúde".

A agricultura familiar camponesa é o espaço sagrado que traz a vida e resgata a dignidade dos agricultores e das agricultoras. A vida é o maior dom de Deus e a terra é fonte de vida. Com o trabalho sofrido, e muitas vezes não reconhecido, tiramos da terra o nosso sustento e "o pão nosso de cada dia". Saúde é o que nós queremos. Nos organizamos e lutamos para ter vida saudável, harmoniosa e digna para todos.

É importante que todos olhem para a Romaria da Terra como uma importante celebração cristã, onde trabalhadores e trabalhadoras comprometidos com a transformação da sociedade expressam a sua fé. Ela é uma das atividades comuns das 19 dioceses do Rio Grande do Sul e é organizada em conjunto com a Comissão Pastoral da Terra, contando com o apoio de outras Igrejas Cristãs, Movimentos Sociais e Sindicatos. Procura unir o trabalho, a dor, as lutas, conquistas e esperanças do povo que trabalha a terra com a força da fé cristã. Tem por inspiração a peregrinação do povo judeu na Bíblia, que está na origem das muitas romarias e peregrinações feitas pelo povo brasileiro e pelo povo das nossas comunidades.

Convidamos os trabalhadores e as trabalhadoras da terra a que se organizem a partir de suas comunidades e organizações para a 35ª Romaria da Terra. Vamos a Santo Cristo no dia 21 de fevereiro e reforcemos o grito por "vida com saúde" a partir da agricultura familiar camponesa. Que Deus abençoe a todos!

* Dom Canísio Klaus é bispo de Santa Cruz do Sul (RS).

Fonte: www.cnbb.org.br

Deixe uma resposta

catorze + 2 =