Capítulo Geral dos Missionários da Consolata encerra seus trabalhos

Jaime C. Patias

"Não são os documentos que nos fazem missionários, mas a nossa vida. Este Capítulo nos faz retornar ao essencial", afirmou, nesta sexta-feira, 17, padre Stefano Camerlengo, Superior Geral dos Missionários da Consolata, ao encerrar os trabalhos da Assembleia máxima da Congregação reunida desde o dia 9 de maio, em Roma. "Temos dificuldades, mas se recuperarmos o coração da nossa missão, o zelo e a paixão daremos muita esperança e alegria", prosseguiu padre Stefano sublinhando a necessidade de colocar a Congregação num estado de conversão.

Confira todas as notícias sobre o XII Capítulo Geral

Após uma cuidadosa revisão, feita por parte, pelas Assembleia, o documento final foi aprovado e segue para a redação definitiva antes de ser enviado a todos os membros do Instituto. Para o Padre Geral, "o XII Capítulo lançou uma nova ideia de Missão: não podemos continuar a fazer o que sempre temos feito. Se formos capazes de passar essa ideia às nossas comunidades, será o início da mudança", avaliou destacando a decisão de intensificar a presença na Ásia como um gesto significativo para a Congregação, que tem como carisma, a Missão Ad Gentes além-fronteiras.

Na sua 12ª edição, pela primeira vez o Capítulo não discutiu um texto. Mas, com a ajuda da Irmã Christina Anderson, a assessora, construiu um documento em conjunto. "O texto tem algo de nosso, uma frase, uma ideia, uma proposta. Ninguém poderá dizer que não participou. Entendemos que viver juntos numa comunidade multicultural não é fácil, mas houve um espírito de comunhão e unidade. Agora precisamos levar essa experiência para casa", sublinhou padre Stefano. Participaram do Capítulo 46 missionários representando as 21 Províncias. "O documento não é mais só dos capitulares, mas é de todo o Instituto. Somos os protagonistas do coração desse texto, sejamos também os protagonistas em repassá-lo aos nossos confrades", arrematou o Superior Geral, que agradeceu todas as comissões de trabalho antes de declarar encerrado o Capítulo.

Nas pegadas do Fundador
Com os trabalhas encerrados em Nepi e Roma, na manhã do sábado, os missionários e missionárias capitulares viajaram para o norte da Itália, onde em 1901 e 1910 o Bem-Aventurado José Allamano deu inicia às duas congregações. Neste domingo, festa da SS. Trindade, a missa será celebrada junto ao túmulo do Fundador, no Santuário a ele dedicado. Mais tarde, está previsto uma visita à Castelnuovo Dom Bosco, cidade natal do Fundador incluindo no roteiro a sua casa.

Ainda em Turim, a missa de Ação de Graças final acontece nesta segunda-feira, 20, junto ao Santuário de Nossa Senhora Consolata, no dia da sua Festa, celebração que encerará os dois capítulos gerais.

 

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

17 − dezesseis =