Nota dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil

APNs *

CONTRA DECLARAÇÕES RACISTAS E PRECONCEITUOSAS DE PARLAMENTARES

"Há preconceitos a vencer. Muitos obstáculos a superar. Mas não estamos sonhando sozinhos." (Doc AP)

Os Agentes de Pastoral Negros do Brasil - APNs repudia os comentários racistas e homofóbicos feitos pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) em um programa de televisão e mais recentemente pelo Dep. Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) com relação aos povos africanos.

A riqueza do Brasil Colônia e Império foi construída, principalmente, pelas mãos dos negros e negras que foram feitos escravos. A memória desse fato motiva a sociedade a estar ciente da dívida que ainda tem para com os descendentes dos povos africanos.

Pressupõe-se que o Brasil no mínimo deve respeito aos povos Africanos. E o Brasil tem dado demonstrações neste sentido nos últimos anos.

Pelas últimas manifestações racistas podemos perceber que o sonho ainda não se completou. Há ainda feridas não cicatrizadas e cicatrizes ainda doídas, pois "nenhuma sociedade passa impunemente por quatro séculos de escravidão" (Campanha da Fraternidade 1988, § 52).

Há preconceitos a vencer. Muitos obstáculos a superar. Mas não estamos sonhando sozinhos.

Solicitamos que a Câmara Federal que não se omita ao seu papel de combater esse ato com a firmeza que a sociedade brasileira espera. É hora de banir essas mentalidades atrasadas. Agentes de Pastoral Negros do Brasil Conscientização, Organização, Fé e Luta Coordenação Nacional www.apnsbrasil.org

É hora de fazer valer os instrumentos legais de punição vigentes no Congresso Nacional, tais como CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), corregedoria e Conselho de Ética.

Solidarizamos-nos ainda com a cantora Preta Gil, que foi injustamente agredida pelas declarações do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). Bem como a população GLBTT que assim como nós negras e negros são perseguidos, injustiças e mortos diariamente.

Seguimos aguardando a real democracia brasileira!

São Paulo, 01 de abril de 2011

* Agentes de Pastoral Negros do Brasil.

Fonte: www.apnsbrasil.org

Deixe uma resposta

1 × dois =