Centro Cultural Missionário promove Curso de Extensão em Missiologia e Animação Pastoral

Revista Missões

Teve início, este domingo dia 06, no Centro Cultural Missionário - CCM, de Brasília, o primeiro módulo do Curso de Extensão em Missiologia e Animação Pastoral. O tema de estudo, nos três primeiros dias, foi "os fundamentos bíblicos da Missão" e contou com a assessoria da irmã Téa Frigério, biblista do Cebi. Na sua explanação a assessora afirmou que "no campo da evangelização ou em outra área, a palavra missão é um termo ambíguo, tem vários significados". A biblista faz uma relação entre a missão dos discípulos relatada por dois evangelistas (Mc.6, 6b-13 e Mt.10, 5-39). "O que há de diferente nesses dois evangelhos?" perguntou, para em seguida explicar que, "Mateus tem um caráter universal e Marcos é mais restrito. Traz na sua explanação, nas suas colocações, Jesus Histórico, Jesus da Fé e Jesus Nazareno", sublinhou Irmã Téa que apresentou ainda textos do Evangelho segundo João e dos Atos dos Apóstolos.

Outro texto significativo foi aquele sobre o relato da mulher Cananéia, (Mt 15, 21-28), estrangeira, mas famosa na sua fé. Sobre o texto Irmã Téa destacou a afirmação de Jesus: "não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel". Para a biblista, "Jesus entendia que tinha vindo apenas para o povo de Israel, mas a mulher Cananeia o faz entender que ele veio para todos os povos e não somente para um povo restrito. Sua missão vai além das terras da Judéia. Ela é universal. Assim também é a nossa missão, universal", concluiu.

O curso é promovido em parceria com o Instituto Superior de Filosofia Berthier - IFIBE, de Passo Fundo, RS, instituição mantida pelos Missionários da Sagrada Família da Província Brasil Meridional. O primeiro módulo se estende até o dia 16 de fevereiro e conta com a participação de 50 pessoas de todo o Brasil entre leigos, religiosos e religiosas, diáconos e presbíteros engajados na animação missionária, nos Conselhos Missionários Diocesanos e regionais.

Devido à procura haverá uma segunda edição desse primeiro módulo, nos dias 11 a 21 de maio. Inscrições abertas: www.ccm.org.br

* Colaborou Marina Cardoso, do Comire, Teresina - PI.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

quatro × cinco =