João Batista ordenado diácono em Lisboa

Fátima Missionária

João Batista Amâncio dos Santos, seminarista da Consolata e correspondente da FÁTIMA MISSIONÁRIA, prepara-se para uma data muito especial: o dia da sua ordenação diaconal. A celebração decorrerá a 28 de novembro pelas 15h30, no Mosteiro dos Jerônimos, e será presidida pelo patriarca, José Policarpo. Os festejos prosseguem no Centro de Animação Missionária dos Missionários da Consolata, na região do Cacém, onde João Batista passou o último ano.

O seminarista trabalhou em particular com a população do bairro do Zambujal, na Amadora. Localidade tida como problemática mas onde muito aprendeu. "Eu vejo Portugal muito inserido com outras culturas: a cabo-verdiana, angolana, moçambicana, misturadas um pouco com a cultura portuguesa", afirmou o seminarista, no dia da sua profissão perpétua, a 17 de outubro. "O bairro do Zambujal ensinou-me isso: o respeito pelo outro, pela sua cultura, pelo diferente", explicou à FÁTIMA MISSIONÁRIA.

João Batista nasceu no nordeste do Brasil, no estado da Paraíba, em 1972. Aos 20 anos, viajou para o Rio de Janeiro, onde viveu até entrar para o seminário, em 2001. No Rio, viveu na favela da Mangueira. "Ali tive uma experiência de vida extraordinária. Pude ver e sentir de perto a alegria dos moradores pela festa, pelo samba e pelos momentos de partilha entre eles, mas, também a tristeza e o medo nos seus olhares por motivo da violência e do descaso do poder público", contou, passado pouco tempo da sua chegada a Portugal.

"Foi precisamente no meio do sofrimento do povo, que nasceu a minha vocação para ser missionário da Consolata. Motivado pelos missionários que trabalhavam no local, senti um grande desejo de ser consolação para os outros. Pensei: o mundo vai além da minha aldeia, do meu bairro, do meu país". Abraçou então os caminhos da missão e da vida consagrada sacerdotal. "Sem medo de ser feliz, deixei para trás, trabalho, faculdade, família e amigos, para me aventurar na comunicação da Boa Notícia e na luta por um mundo melhor".

Fonte: Fátima Missionária

Deixe uma resposta

dez + nove =