Rumo ao CAM 4 - COMLA 9

José Altevir da Silva *

Com o 1º Simpósio Internacional de Missiologia iniciam-se as preparações para o Congresso Missionário Continental 4 (CAM4) que também recebe o nome de Congresso Missionário Latino Americano 9 (COMLA9). O Simpósio teve início na segunda-feira, 24, em Caracas - Venezuela, se estendendo até o dia 27 deste. Sob o tema: "Secularização presente e futuro, desafio para a Missão", o Simpósio Missiológico nos permitirá refletir e delinear o enfoque temático para o CAM4/COMLA9, que será realizado em Maracaíbo - Venezuela de 22 a 27 de janeiro de 2013.

Tema e lema do Congresso apontam para um dos desafios da igreja em nossos dias. Por tema teremos: "Discípulos Missionários de Jesus Cristo, da América ao mundo secularizado e pluricultural". E o lema: "Discípulos Missionários da América para o mundo". Em nota feita pela equipe organizadora do congresso diz que, "toda a Igreja venezuelana e da América se prepara para viver na plenitude do Espírito Santo a maravilhosa experiência do CAM4/COMLA9. Sem dúvida, continua a nota, será um tempo de salvação em que compartilharemos de novo a graça de termos encontrado pessoal e comunitariamente com Jesus Cristo e de termos sido enviados para dar vida plena a nossos povos.

Falando ainda sobre o simpósio, é bom lembrar que o mesmo conta com cerca de 110 participantes representando 12 países do continente Americano. Do Brasil somos quatro, a saber, Mons. Daniel Lagni, pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), Irmão Israel Nery, pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), o leigo Robson Ferreira, representando os Conselhos Missionários Regionais (COMIREs) e Pe. José Altevir da Silva, pelo Conselho Missionário Nacional, Dimensão Missionária da CNBB e Missão Continental.

Neste Simpósio teremos quatro palestras: "Visão histórica da secularização" ministrada pelo Prof. Dr. Enrique Ali, doutor em sociologia. Iniciou sua fala dizendo: "É impossível imaginar uma sociedade sem religião".

* José Altevir da Silva, CSSp, Assessor da Dimensão Missionária da CNBB.

Fonte: www.obrasilnamissaocontinental.com

Deixe uma resposta

6 + 15 =