Missionários da Consolata no Brasil em Assembleia com o Superior Geral

Jaime C. Patias *

O serviço da liderança nas comunidades e na missão foi tema de Encontro que reuniu, nesta terça, dia 20 de julho, cerca de 60 missionários da Consolata, entre padres, irmãos e seminaristas atuando no Brasil, com o Superior Geral da congregação, o padre Aquiléo Fiorentini, brasileiro de Três de Maio, no Rio Grande do Sul.

"Ninguém está isento de exercer qualquer serviço de liderança ou de autoridade nas nossas comunidades. Cada um de nós é pessoa que obedece a Deus em primeiro lugar. A autoridade maior é saber morrer na cruz, a exemplo de Jesus. Não sabe mandar quem não sabe obedecer", afirmou padre Aquiléo observando que, na atualidade, a autoridade anda em crise. Com essa constatação o Superior Geral passou a citar algumas características fundamentais do líder ou superior na comunidade religiosa segundo os ensinamentos do Bem-aventurado José Allamano, Fundador de duas congregações, os Missionários (1901) e as Missionárias (1910) da Consolata.

"O líder deve exercer seu serviço com alegria, ter a capacidade de refletir e orientar implementando as mudanças necessárias para renovar a comunidade. O líder reza pelos membros da comunidade e está a serviço da Missão", explicou. "Quem é chamado ao serviço da autoridade deve; ter a coragem de não sentir-se indispensável; saber dialogar; e promover o outro", sublinou o padre Geral observando que hoje, assistimos a uma diminuição do sentido de perteça à nossa família religiosa missionária. Segundo o Bem-aventurado José Allamano, o papel da autoridade é: suscitar adesão a um programa; promover reflexão e uma renovação contínua; para melhor servir a Missão.

Allamano queria que o Instituto por ele fundado fosse como uma família. "Deveis viver o espírito de Família, a exemplo da Família de Nazaré", recordou o padre Geral. "Ele era um homem muito positivo. Corrigia os seus missionários e logo os encorajava para que retomassem o verdadeiro espírito", destacou.

Presentes em 26 países da Europa, África, Ásia e América, os missionários da Consolata contam com cerca de mil membros provenientes de 22 países. A interculturalidade na diversidade cultural de seus membros traz para a congregação desafios nas relações de convivências e trabalho.

O Encontro abriu os trabalhos da Assembleia Regional do Instituto Missões Consolata no Brasil que acontece entre os dias 20 e 27 de julho, no Centro Missionário José Allamano, no bairro Pedra Branca, Zona Norte de São Paulo. A programação conta ainda com três dias de estudo sobre a Missão Ad Gentes, assessorado pelo padre Sergio Bradanini, PIME, nos dias 21 a 23.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

1 × dois =