Família Consolata, partilha tua fé!

Ir. Melania Lessa e Luiz Andrades

Animados pelo quarto Congresso Missionário Americano, CAM 4/COMLA 9, celebrado em Maracaibo, Venezuela, a Família Missionária da Consolata, padres, irmãs e leigos, se reuniu, também em Maracaibo, dos dias 1 a 7 de dezembro, para refletir sobre a Animação Missionária Juvenil Vocacional no grande continente americano.

Os 43 participantes, presentes o padre Salvador Medina e a irmã Natalina Stringari, Conselheiros Gerais, viveram três momentos, com o programa elaborado pelo grupo da Região da Consolata na Venezuela:

1. Nossa Travessia: partilha dos caminhos realizados desde o último encontro em Quito (2008).
2. Mar adentro: leitura, com a ajuda fraterna de dois sacerdotes convidados, da época em que vivemos, olhando suas possibilidades e ambiguidades.
3. A outra margem: caminhos possíveis, caminhos corajosos, feitos como Família Consolata, IMC, LMC, MC e JMC.

São muitas as perguntas sem resposta. Uma certeza apenas: o Ano do Fundador, (07/10/2013 a 07/10/2014), nos interpela e nos desafia a oferecer nossa interculturalidade profética com sabor de consolação. O convite é contemplar, com delicadeza e atenção, o momento em que vivemos e amar afetiva e efetivamente os jovens do nosso tempo, acompanhando-os no processo de fazer uma experiência profunda de Jesus de Nazaré! Mais do que nunca, o essencial para todos nós é a santidade.

Na segunda-feira, dia 2, foram apresentados à assembleia os relatórios de atividades desenvolvidas em cada país, destacando alguns elementos importantes, tais como: experiência de trabalho em equipes, iniciativas na pastoral da juventude, novas experiências de propostas vocacionais para os jovens e o envolvimento das igrejas locais na Animação Missionária.

A partir da quarta-feira, dia 4, em grupos e no plenário se aprofundaram as reflexões para buscar caminhos comuns para a Animação Missionária Continental. O encontro foi revelador das riquezas que cada participante carregava consigo e que será a matéria-prima para fazer novas escolhas a serviço dos Institutos e das Igrejas locais.

Ainda ressoam em nossos ouvidos as palavras do Cardeal Filoni, representante do Papa Francisco no Congresso Missionário: "Se a Igreja americana deu à Igreja e ao mundo um Papa, será que não pode dar uma resposta às exigências de um mundo secularizado e pluricultural...? Ânimo América! Ânimo América Latina! Compartilha tua fé!"  Ânimo Família Consolata, partilha o teu Carisma Missionário de Consolação!

Fonte: Ir. Melania Lessa e Luiz Andrades / Revista Missões

Deixe uma resposta

um × quatro =