CEN 2010: A necessidade de popularizar o estudo da Bioética

Jaime C. Patias, em Brasília

Cerca de mil pessoas participaram do Simpósio de Bioética, que fez parta da programação do XVI Congresso Eucarístico Nacional, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, nos dias 14 e 15 de maio. Entre os participantes encontrava-se o casal Cristiano e Elinéia Soares Saldanha com o filhinho Miguel de apenas um ano de idade. O casal trabalha na Pastoral Familiar em Samambaia, cidade satélite de Brasília e destacou a importância de se atualizar sobre o tema em debate.

"Sempre temos que estar informados sobre esse assunto para passar para as comunidades. Essas são questões que devem ser abertas para todos os cristãos. É importante participar desses debates", disse Elinéia enquanto Miguel fazia gracinhas no colo da mãe.

A médica pediatra Maria do Carmo Scher, que também atua na Pastoral Familiar e é ministra da Eucaristia, saiu do Simpósio desejosa de intensificar sua ação na paróquia. "Participar do Simpósio de Bioética foi uma experiência muito boa. Eu senti uma necessidade de me atualizar e ampliar a minha visão de Bioética e agora eu gostaria de ter uma participação mais ativa como médica na minha paróquia. Com esses orientações da Comissão de Bioética (da CNBB) seria bom criar subcomissões paroquiais. Eu vou me dispor a esse trabalho. Acho importante que como médica eu lute pela vida", afirmou a médica.

Dra. Maria do Carmo atua no Hospital Universitário de Brasília e no Centro de Saúde N. 3, em Taguatinga e ensina na Faculdade de Medicina. Ela observou também que a terminologia técnica acaba dificultando a popularização do tema. "Bioética já é um termo estranho e não traduz a profundidade do que quer expressar. É difícil. Ainda mais que eu trabalho com crianças e famílias muito carentes. Se eu falar de Bioética eles terão dificuldades para entender. Seria necessário um linguajar mais apropriado para que as pessoas pudessem realmente aprender o que quer dizer toda essa questão. Apesar disso, as pessoas têm sede de conhecer mais sobre esse conceito", explicou.

Falando sobre os Programas do Governo na área de saúde da mulher, a médica vê uma imposição em uma única direção. "O que mais me incomoda é que não existe nenhum Programa Governamental específico para as mães no Planejamento familiar a favor da vida. O Programa do Governo hoje prioriza a morte no sentido bioético", destacou ela acrescentando que "as mulheres não tem condições nem de pensar em outras possibilidades como no uso do método natural. Todas são encaminhadas para colocação do DIU e uso de anticoncepcionais intramusculares. Isso pode não ser a primeira opção da mulher, mas ela não conhece outra. Seria preciso um trabalho gigante que, em minha opinião como cristã, é fundamental", concluiu.

A programação neste sábado, 15, teve ainda uma Procissão com o Santíssimo Sacramento que iniciou no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, percorreu ruas e avenidas da Capital Federal terminando na Esplanada dos Ministérios onde foi celebrada a missa da Juventude. Após a celebração o Santíssimo ficou exposto para a Adoração durante toda a noite.

A missa de encerramento do XVI Congresso Eucarístico Nacional acontece hoje, domingo, 16, às 9:30hs.

Fonte: Revista Missões no CEN 2010

Deixe uma resposta

oito − seis =