Fica conosco, Senhor!

Geovane Saraiva *

O Evangelho dos discípulos de Emaús tem a sua parte central, na explicação das Escrituras e no anúncio da Ressurreição, pelo próprio Jesus ressuscitado, tornando-se nosso irmão, amigo e companheiro de caminhada, revelando sua morte e o triunfo da Ressurreição.

Ele, ficando conosco, é aquele que comunica e partilha a vida. É aquele que constantemente está ao nosso lado, nas alegrias, nas tristezas e nos desafios da vida.

Jesus desceu do céu e veio morar entre nós, desejando revelar a vontade do Pai, ao entrar em contato conosco. Ele não quer só conversar conosco, mas demonstrar toda força do seu amor infinito para conosco, oferecendo toda sua amizade e dando a sua vida pela nossa realização plena, a nossa salvação.

A exemplo dos discípulos de Emaús, muitas vezes ficamos desiludidos, pensativos, tristes e desanimados, como se a vida não tivesse mais sentido. Mas Cristo, um anônimo e estranho viajante tornou-se companheiro de caminhada. A presença de Jesus causou no coração deles algo diferente. É algo tão forte, a provocar-lhes uma mudança radical de vida.

Eles sentiram a necessidade de retornar para junto dos outros e contar a maravilhosa novidade: O Senhor está vivo! Nós o vimos! Ele nos falou das Escrituras e comeu o Pão conosco. Nosso coração ardia pelo caminho (cf. Lc 24,13-35).

O coração deles ardia, consumia-se em chamas e inflamava-se de amor, porque nele está o centro das coisas, porque nele reside amor. Jesus Ressuscitado, que os discípulos reconhecem ao partir o pão, quer ficar conosco, quer abrir nossos olhos e ficar no nosso meio, caminhado com o seu povo, com sua querida gente.

Emaús hoje é a nossa comunidade, é o nosso dia-a-dia. Muitas vezes não reconhecemos Jesus nos caminhos da nossa vida e não acreditamos que ele está ao nosso lado. Também não acreditamos que ele Ressuscitou de verdade. Mas ao mesmo tempo temos o desejo que ele venha ao nosso encontro, seja o nosso socorro e de nossa gente. Quando será que o nosso coração irá arder em profundidade com a sua presença?

Falar com o Senhor Ressuscitado, ouvir falar do Senhor Ressuscitado é bom danais! Ele quer ser consolo para nossas vidas, força nas nossas dificuldades, luz a iluminar nossos caminhos. E, sobretudo, abrir nossos olhos e fazer arder nossos corações.

Jesus é aquele que caminha com a humanidade, revelando o sentido de sua morte e a vitória da vida, isto é, a Ressurreição. Conosco ele quer partilhar e comunicar a vida.

Que a experiência da Páscoa arde de verdade os nossos corações ao reconhecermos, pela nossa fé, os seus dons e favores. Na verdade o Senhor ressuscitou! Digamos sempre: Fica conosco, Senhor!

* Geovane Saraiva é sacerdote da arquidiocese de Fortaleza, CE, pároco da paróquia Santo Afonso. E-mail: pegeeovane@paroquiasantoafonso.org.br

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

15 − 10 =