Assessor Nacional das CEBs defende doutorado em Ciências Sociais, pela PUC-SP

Karla Maria *

Dirceu Benincá é padre da diocese de Erechim, RS, filósofo, teólogo, especialista em Comunicação Social, mestre em Ciências Sociais, membro da equipe nacional e do Cone Sul das CEBs, colaborador da Revista Missões e agora doutor também em Ciências Sociais pela PUC-SP. Sempre esteve envolvido com as CEBs e os Movimentos Sociais, assessorando encontros nos níveis Nacional e Latino-americano.

Foi a partir deste envolvimento, com os movimentos sociais, que Dirceu conheceu o MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens, e em 2006 começou seu doutorado na PUC-SP tendo como tema de pesquisa "Água e energia para a vida, O Movimento dos Atingidos por Barragens no Brasil". A tese conta com mais de 61 depoimentos de militantes do MAB e traz dados que revelam a realidade energética do país.

A tese foi defendida no dia 03 de março de 2010, e aprovada com nota 10. A pesquisa foi orientada pelo Prof. Dr. Luiz Eduardo Wanderley da PUC-SP. Fizeram parte da Banca, além do orientador, os professores doutores Maria Lucia Carvalho da Silva, Rosangela Dias Oliveira da Paz, Antonio Boeing e Ivo Lesbaupin. Na "plateia", mais de 40 pessoas, da Academia, dos Movimentos Sociais e das CEBs, acompanharam a apresentação e argüição da banca, que começou às 14h e encerrou-se às 17h30.

Confira uma síntese da tese de doutorado de Dirceu Benincá: Água e energia para a vida: O Movimento dos Atingidos por Barragens no Brasil (1991- 2009.

 

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

oito − 3 =