Dia Nacional da Juventude na Arquidiocese de São Paulo

Karla Maria

O Dia Nacional da Juventude - DNJ, comemorado em todo o Brasil no dia 25 de outubro, será marcado por atividades, celebrações e debates em torno do tema "Cultura de Paz". Em São Paulo, a Arquidiocese promoverá no Parque do Ibirapuera, também do dia 25, uma programação extensa, norteada pelo tema: "Contra o extermínio da juventude, na luta pela Vida" e lema "Juventude em Marcha contra a Violência".

O evento é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, através da "Campanha do Desarmamento", do Ministério da Justiça, e das ações promovidas pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, e dom Tarcísio Scaramussa, bispo referência da juventude paulistana, divulgaram uma nota enfatizando a necessidade de a Igreja "renovar a opção preferencial pelos jovens, de maneira eficaz e realista, apoiando, motivando, acompanhando e participando de sua vida e promovendo uma cultura que favoreça sua identificação com ideais de dignidade, liberdade, solidariedade, justiça, paz, diálogo e espiritualidade".

O DNJ dá continuidade ao ciclo de debates iniciado com a Campanha da Fraternidade deste ano e com as demais atividades permanentes das Pastorais da Juventude do Brasil. Gestos pessoais, comunitários e a propostas de políticas públicas fazem parte das reflexões, a partir do Evangelho. Em sua 24° edição, o DNJ é testemunho e fruto da persistência das Pastorais da Juventude, ao ser voz das multidões silenciadas; ao pautar temáticas na defesa da vida e dos direitos juvenis, confrontando com o modo pelo qual a juventude é considerada pelo estado brasileiro, pela sociedade, pelas famílias e pela Igreja.

A Programação
10h00 - Abertura e Acolhida no Parque do Ibirapuera
11h00 - Celebração Eucarística na Arena de Eventos;
12h30 - Ato pela Vida da Juventude, na Praça da Paz;
13h00 - Apresentações Artísticas na Arena de Eventos; Oficinas e Relatos de Experiências sobre temas ligados à Cultura de Paz, na Marquise do Parque;
16h00 - Show musical de encerramento da atividade.

 

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

dezenove + catorze =