CCM abre inscrições para curso Retorno da missão ad gentes

O Centro Cultural Missionário (CCM), em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e as Pontifícias Obras Missionárias (POM), oferece à Igreja no Brasil mais uma iniciativa: o curso “Retorno da missão ad gentes”. O curso será realizado de 03 a 07 de junho de 2024, presencialmente no Centro Cultural Missionário da CNBB, em Brasília (DF).

A ideia do curso é a concretização das interpelações e sugestões dos próprios missionários/as e seus superiores, apresentadas em diversas ocasiões e, de modo mais articulado, nos encontros de reflexão e aprimoramento da missão ad gentes, realizados antes da pandemia.

Essas sugestões encontraram eco no Programa Missionário Nacional (PMN) que, dentro da prioridade “Missão ad gentes”, inseriu o projeto “Preparação e recepção dos missionários/as que partem e regressam”. Uma das ações desse projeto é realização de encontros para missionários/as que retornam da missão ad gentes.

Os membros do Centro de Animação e Estudos Missionários (CAEM), um dos departamentos do CCM, ao longo do ano de 2019, idealizaram e elaboraram a proposta desse curso. Infelizmente, a pandemia impediu sua efetivação. Por isso, o CCM está retomando essa louvável iniciativa, mesmo que em formato um pouco diferente do que o inicial.

Os missionários/as que retornam da missão ad gentes além-fronteiras trazem consigo uma riquíssima experiência religiosa, humana e cultural. Por isso, consideramos esses missionários/as como um grande dom a ser acolhido, valorizado e partilhado na Igreja no Brasil, em seus diversos âmbitos e níveis, especialmente nas Dioceses, Paróquias ou Congregações. Eles mesmos, a experiência por eles vivida, como também sua inserção em diversos campos e setores das Igrejas particulares (dioceses) poderão trazer grandes benefícios e riquezas para a animação e cooperação missionária nessas Igrejas que os enviaram.

Por isso, dirigimos um cordial apelo aos responsáveis diretos por esses missionários/as – senhores Bispos, superiores e superioras de Congregações religiosas e Comunidades de Vida – e pedimos que possibilitem e viabilizem a participação desses missionários nesse encontro.

O curso pretende ser espaço de formação e atualização missionária, partilha de experiências vividas, vivência fraterna, oração e celebração para que os participantes possam fortalecer e ressignificar o seu “sim” à missão de Deus.

Confira todas as informações em www.ccm.org.br/retorno-da-missao-ad-gentes

TagsCCM

Deixe uma resposta

20 − catorze =