Mais uma brasileira considerada Venerável

Vaticano reconhece como Venerável Madre Teresa, religiosa de Borda da Mata. O título é a primeira etapa para a Beatificação da carmelita.

Por Cláudio Lopes

No último dia 20 de maio, o Vaticano reconheceu virtudes heroicas e declarou como venerável a sul-mineira Tereza Margarida do Coração de Maria.

De acordo com publicação da Igreja, o título é a primeira etapa para a Beatificação da carmelita. O processo para o reconhecimento de “Nossa Mãe”, como é chamada, foi aberto em 2012. Ela ficou assim conhecida, em virtude do acolhimento, orações e conselhos que destinava aos que a procuravam.

Madre Tereza é natural de Borda da Mata e foi uma das fundadoras do carmelo de Três Pontas (MG), cidade onde faleceu, aos 89 anos, em 2005.

O processo para a beatificação de madre Tereza foi aberto em março de 2012 e a declaração de venerável pelo Vaticano é a primeira etapa deste processo.

Para ser considerada santa pelos católicos precisa ser beatificada e canonizada, mas para isso é preciso ainda a comprovação de um milagre. Alguns relatos de milagres já estão sendo analisados.

Conforme biografia, Maria Luiza Rezende Marques é o nome de batismo de madre Tereza Margarida do Coração de Maria.

Durante a juventude, após leituras religiosas, sentiu-se atraída pela espiritualidade carmelita. Ela conseguiu vencer a resistência do pai e, em 1937, ingressou no carmelo de Mogi das Cruzes (SP) como noviça, adotando o nome de Tereza Margarida do Coração de Maria.

Dois anos depois, em 2 de fevereiro de 1939, emitiu os votos temporários e, em 2 de fevereiro de 1942, fez a profissão solene.

Madre Tereza Margarida do Coração de Maria morreu em 14 de novembro de 2005, em Três Pontas.

Fonte: Rádio Difusora FM

Deixe uma resposta

cinco + 11 =