A Páscoa e o ovo

A Páscoa é a festa central da religião cristã. O ovo é um de seus símbolos, significando a vida.

Por Edson Luiz Sampel

Na Páscoa de 2022 fiz uma experiência interessante. Passo a relatá-la agora. Propus a uns amigos o seguinte teste: dar-lhes-ia uma palavra (páscoa) e eles responderiam com o primeiro pensamento que ocorresse à mente. A maioria disse “ovo”. Gostaria de tecer alguns comentários a respeito da inextricável relação Páscoa – ovo.

O ovo é, aparentemente, um ser inanimado. Todavia, se chocado, com o passar do tempo, de dentro dele sai exuberante pintinho. O túmulo onde jazia o corpo de Jesus Cristo também aparentava a petrificação, mas Jesus ressuscitou e rompeu as barreiras da sepultura. Surge redivivo da casca do jazigo!

coelho-da-pascoaA Páscoa é a festa central da religião cristã. Muitos creem que o Natal seja a solenidade mais importante. Enganam-se. A Páscoa ou ressurreição de Jesus é o acontecimento-chave da economia (participação de Deus na história).

A boa notícia pascal é que, se Jesus, verdadeiro homem, ressuscitou, venceu a morte, nós, igualmente, seus discípulos, ressuscitaremos e viveremos para sempre felizes no céu. Não há, pois, motivo para desolação nem para tristeza.

As alegrias da ressurreição começam aqui neste mundo. À medida que construímos uma nova sociedade, consubstanciada na justiça social, preparamos o advento da Páscoa definitiva.

A conversão é uma meta. Com efeito, a largo da quaresma, nós oramos, jejuamos e damos esmolas, com vistas na grande festa da Páscoa. A eucaristia é deveras o ápice e o centro da vida do seguidor de Jesus.

Alimentados pelo pão eucarístico, sentimo-nos fortalecidos para defender os inermes e auxiliar os pobres que precisam de apoio. Nessa caminhada, não pode faltar o sagrado remédio do sacramento da penitência, porquanto somos fracos e, até o óbito, cairemos e levantaremos mil vezes, para usar uma frase cunhada pelo grande profeta dom Helder Câmara, quando definiu a pessoa santa.

Oxalá soubéssemos empregar eloquentemente os símbolos da Páscoa, como o ovo. O dia a dia ganharia mais sentido; não nos tornaríamos presas fáceis do consumismo. Que nesta Páscoa de 2023 se instaure o reino de Deus entre nós. Que a alegria tome conta de cada lar, principalmente das casas dos pobres. Que a virtude teologal da esperança frutifique na alma de todos os leitores! Amém.

Feliz Páscoa!

(Texto adaptado do livro “Reflexões de um Católico”, de Edson Luiz Sampel, Editora LTR, p. 96).

Edson Luiz Sampel é advogado. Presidente da Comissão Especial de Direito Canônico da 116.ª Subseção da OAB-SP.

Deixe uma resposta

4 + treze =