‘Respeite a liberdade da Igreja Católica’, diz Cardeal Ramazzini para Daniel Ortega

Por Pe. José Ferreira Filho

O Cardeal Álvaro Ramazzini, Bispo de Huehuetenango, na Guatemala, respondeu ao ditador da Nicarágua sobre as acusações infundadas contra a Igreja Católica, que Ortega classificou como a “ditadura perfeita”.

O Cardeal esclareceu, em um vídeo, que “a Igreja tem uma estrutura hierárquica dentro da qual existe um espírito de participação e comunhão, que se baseia numa ordem, e essa ordem é respeitada para facilitar que as relações entre todos os membros da Igreja, do Papa aos fiéis leigos, possam se desenvolver em um espírito de respeito mútuo”.

O Cardeal Ramazzini espera que sua explicação sobre o funcionamento da hierarquia católica possa “ajudar a esclarecer ideias, porque não há nada pior do que dizer meias verdades”.

Daniel Ortega em seu ataque disse que se considera católico, mas que não se sente “representado” pela hierarquia da Igreja Católica.

O Cardeal ressaltou que “não se trata apenas de dizer ‘sou um presidente católico’ e por isso coloco na cadeia um bispo, acusando-o falsamente. Sou um presidente católico e, por isso, persigo a Igreja da qual sou membro porque sou católico’”.

Dom Ramazzini se referiu assim ao Bispo de Matagalpa, Dom Rolando Álvarez, que desde 19 de agosto está em prisão domiciliar em Manágua.

Como parte da perseguição que Ortega empreendeu contra a Igreja, a polícia também prendeu vários padres que agora estão na prisão El Chipote, conhecida como centro de tortura dos opositores do regime do presidente nicaraguense.

Dom Ramazzini observou que esta ação de Ortega “é típica de ditadores”, pois eles procuram “fundamentar atitudes e ações arbitrárias” para se convencer de que o que estão fazendo é normal ou justificado.

Fonte: ACI Digital 

Deixe uma resposta

dezoito − doze =