Catedral de Porto Alegre (RS) celebra a ordenação episcopal de Dom Maurício da Silva Jardim

O Papa Francisco nomeou em junho deste ano o Dom Maurício da Silva Jardim bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, no Mato Grosso.

PODCAST: Vatican News
Por POM

A noite desta sexta-feira, dia 19 de agosto, foi de festa para a Arquidiocese de Porto Alegre em razão da Ordenação Episcopal do monsenhor Maurício da Silva Jardim, realizada na Catedral Metropolitana Madre de Deus de Porto Alegre. Dom Maurício vai assumir a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, no Mato Grosso.

dom-mauricio-jardimA cerimônia começou às 19h e contou com a presença de religiosos de todo o país, tendo como bispo ordenante o arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, e como co-ordenantes os bispos dom Silvio Dutra, de Vacaria (RS), e dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo da Diocese de Araçuaí (MG). Além desses, também participaram bispos das dioceses do Mato Grosso e de outros Estados, bem como sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos e os fiéis.

Nascido em 1969, ele foi ordenado presbítero no dia 11 de dezembro de 1999, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada na cidade onde nasceu. Em 2008, foi enviado em missão para Moçambique, onde permaneceu até 2012, no projeto Igreja Solidária do Regional Sul 3 da CNBB.

Ao retornar, ele trabalhou por três anos em diferentes serviços da Arquidiocese até ser nomeado, em 2016, Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM). Em junho de 2022, o Papa Francisco nomeou monsenhor Maurício como novo bispo para a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT), ocorrendo na noite de ontem sua ordenação. Natural de Sapucaia do Sul, dom Maurício da Silva Jardim é o quarto bispo gaúcho designado para o ministério episcopal em uma diocese do Mato Grosso.

A última ordenação episcopal celebrada na Catedral Metropolitana Madre de Deus de Porto Alegre foi realizada em 2009, quando dom Rodolfo Luís Weber foi ordenado bispo da Prelazia de Cristalândia (TO). Durante a ordenação – falando diretamente a dom Maurício – o arcebispo Metropolitano, dom Jaime Spengler, destacou como novas missões trazem consigo novos desafios e expectativas: “A eleição da Igreja, a imposição das mãos, a unção da cabeça e a entrega das insígnias são as marcas de uma nova etapa na tua vida. O caminho teve seu início há muitos anos, no dia do teu batismo. Agora, se trata de dar continuidade à obra iniciada. O novo certamente traz expectativas e apreensão. Traz também angústia e tensão. Começar a lutar nesses momentos, em tais situações, ouvir do Senhor: ‘Não tenhas medo!’ […] Dom Maurício, pedimos ao Senhor a graça necessária para que a vontade Dele se realize em ti. Entrega mais uma vez a Ele a tua vida. Coloca-te em confiança infinita nas mãos Dele. Não temas. Não tenhas medo.”

Após a cerimônia, um coquetel aberto a todos foi realizado no Salão Nobre da Catedral. Quem esteve presente pôde visualizar uma prévia do jardim repaginado, o qual faz parte da restauração considerada por muitos um presente conquistado em razão da comemoração dos 101 anos do lançamento da pedra fundamental da Catedral Metropolitana de Porto Alegre. A revitalização completa do jardim deve ser concluída até o final deste ano.

A posse solene de dom Maurício na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT) acontecerá no dia 23 de outubro. Neste sábado, dia 20, ele está em sua paróquia de origem – Nossa Senhora de Fátima – em Sapucaia do Sul onde celebra uma missa seguida de um jantar com a comunidade. Já no domingo, o bispo participou da Romaria Vocacional do Vicariato de Gravataí, e às 15h presidirá uma missa na Paróquia Nossa Senhora dos Anjos.

Fonte: POM

Deixe uma resposta

12 + 8 =