28 de a gosto, dia do Catequista: “como servidor da palavra ajuda a conhecer e fazer experiência com jesus cristo”

Por CNBB

O último domingo do mês de agosto, 28, é dedicado a vocação de catequista. “Ele como servidor da Palavra ajuda a adultos, jovens, adolescentes e crianças a conhecer e fazer uma experiência com Jesus Cristo”, diz o assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, padre Jânison de Sá.

O catequista é alguém que foi chamado por Deus, passou por um tempo de formação na escola de Jesus para depois ser enviado a anunciar e testemunhar. Não se nasce catequista, se adquire conhecimentos teóricos e experiência com a prática concreta”.

Padre Jânison salienta que é importante que o catequista se deixe sempre guiar pelo Espírito Santo, tenha abertura para uma catequese a serviço da Iniciação à vida cristã com inspiração catecumenal, capacidade de construir relações de amizade, diálogo, trabalho em equipe, solidariedade, comunhão e vivenciar o Evangelho de Jesus Cristo.

“Ele exerce um serviço importante na comunidade eclesial missionária. Agradecemos a todos os catequistas por tamanha generosidade e dedicação no serviço a Igreja”, diz o padre.

Por ocasião da data, o presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, dom José Antônio Peruzzo, manifestou gratidão pelo ministério do catequista. “Voltem àquelas primeiras experiências do chamado à catequese – alguém o chamou e você aceitou. A voz era humana, mas a fonte que convidada procedia do Espírito de Deus”, diz dom Peruzzo.

Tivemos esses dias difíceis da pandemia: quantos esquecimentos, quantos distanciamentos e até desânimos, cansaços e certamente até passou na sua mente que já contribuiu bastante e já era hora de deixar para outros, mas estar aqui é recomeçar.

Confira o depoimento do bispo na íntegra:

Deixe uma resposta

16 + sete =