Reformar Igreja Católica para torná-la mais missionária

Francisco defendeu a necessidade de tornar a Igreja mais missionária, cada um reformando a si mesmo.

Por Ansa

O papa Francisco defendeu a necessidade de reformar a Igreja Católica para torná-la cada vez mais “missionária”, em um vídeo divulgado nesta terça-feira (3) com sua intenção de oração para o mês de agosto.

“Rezemos pela Igreja, para que receba do Espírito Santo a graça e a força de se reformar à luz do Evangelho”, pediu o Pontífice, no “Vídeo do Papa”, dedicado à Igreja.

Papa Francisco na Amazônia peruana em 2018 – Foto: Miguel Arreátegui

Papa Francisco na Amazônia peruana em 2018 – Foto: Miguel Arreátegui

Francisco fez um apelo para os fiéis começarem a reformar a Igreja com uma mudança em si mesmo. “Sem ideias pré-fabricadas, sem preconceitos ideológicos, sem rigidez, mas avançando a partir de uma experiência espiritual, uma experiência de oração, uma experiência de caridade, uma experiência de serviço”.

“Só podemos renovar a Igreja a partir do discernimento da vontade de Deus na nossa vida diária. E empreendendo uma transformação guiados pelo Espírito Santo”, enfatiza.

O Papa explica que a vocação da Igreja é “evangelizar”, o que não significa fazer proselitismo”, e a identidade da Igreja é “evangelizar”.

“Sonho com uma opção ainda mais missionária, que vá ao encontro do outro sem fazer proselitismo e que transforme todas as suas estruturas para a evangelização do mundo de hoje”, aponta.

Jorge Bergoglio ressalta ainda que, neste processo, o fundamental é a “própria reforma como pessoas, essa é a transformação”. “Deixar que o Espírito Santo, que é o dom de Deus nos nossos corações, nos lembre do que Jesus ensinou e nos ajude a colocá-lo em prática”, acrescenta.

Por fim, o papa lembrou que a Igreja sempre tem dificuldades e passa por crises porque está viva”. “As coisas vivas entram em crise. Só os mortos não entram em crise”, conclui.

A intenção de oração de Francisco é divulgada mensalmente pela Rede Mundial de Oração do Papa.

Fonte: www.istoe.com.br

Deixe uma resposta

3 + um =