Madagáscar: Missionários da Consolata tomam posse da nova missão

Por Jean Tuluba, IMC. 

Domingo 20 de Outubro de 2019, Domingo das Missões, marcou a tomada de posse dos três primeiros missionários da Consolata, padres Kizito Mukalazi (pároco da nova missão), JeanTuluba e Jared Makori Mayaka, e a abertura oficial da nova Missão Beandrarezona, na diocese de Ambanja. Um dia de festa e de alegria para nós e para todo o povoado do município rural de Beandrarezona. De fato, é a realização de um sonho que se torna realidade após um longo período de discernimento e de preparação dos missionários para esta nova presença missionária da Consolata em Madagáscar.

Beandrarezona é uma área rural situada no Distrito Missionário de Bealana, no noroeste de Madagascar, a cerca de 300 km da cidade de Ambanja e 1000 km de Antananarivo a Capital do país. A área da nova missão abrange 17 aldeias, das quais somente 8 têm católicos, e conta com a presença de apenas 716 cristãos católicos (ou 3,3%) num total geral de 21.170 habitantes em toda a área. Preocupado com a evangelização profunda desta região, Dom Rosario Vella, SDB, o então bispo da diocese, pensou em desmembrar Beandrarezona da Paróquia de Bealanana e fazer dela uma nova paróquia. De fato, os cristãos de Beandrarezona e das aldeias vizinhas ficaram muitos anos sem a presença contínua de padres para servi-los e confirmar a sua fé católica. É por isso que a chegada dos missionários da Consolata na área é um grande motivo de alegria e esperança para uma boa caminhada na sua fé cristã. Dificilmente conseguiam a presença de um padre na área e de repente eles recebem a graça de ter três padres. Uma grande graça! « Isaorana Andriamanitra. Mankasitraka ireo Misionera Consolata tamin’ny nahatongavanareo teto aminay! » (Obrigado a Deus, obrigado aos Missionários da Consolata por vierem até nós!), exclamava o povo durante a missa.

madagascar_

Iniciada pelas 10 horas da manhã, a Santa Eucaristia foi solenemente presidida pelo padre Félicien Ankiro, padre diocesano de Ambanja e Delegado de Dom Marc Benjamin Ramaroson Arcebispo de Antsiranana e Administrador Apostólico de Ambanja. Na sua fala durante a missa, o padre Félicien agradeceu o Instituto Missões Consolata por aceitar o convite de vir colaborar no anúncio do Evangelho na Diocese de Ambanja e sobretudo dar início da missão junto do povo da aldeia de Beandrarezona. « Ajudai-nos, queridos padres! Ajudai nossa diocese pelo carisma da Consolata e o vosso estilo próprio de Evangelização. Nós contamos muito com a vossa congregação e com vossa presença na nossa diocese », pedia o padre Félicien.

Sim, Beandrarezona é uma missão 100% Ad Gentes e espera muito de nós missionários da Consolata. A missão é um dom recebido de Deus que deve ser partilhado para com os outros, dizia o Papa Francisco na sua homilia do Domingo das Missões na Basílica São Pedro em Roma. E nós estamos aqui nesta terra para partilhar com nossos irmãos e irmãs malagasy o que nós recebemos de Deus, Jesus, a verdadeira Consolação.

Que o ardor missionário da Beata Irmã Leonella Sgorbati, Padroeira de nossa missão em Madagáscar, nos impulsione a arder de zelo pela missão e a sermos fervorosos apóstolos em Beandrarezona.

Jean Tuluba é sacerdote missionário da Consolata

Deixe uma resposta

19 − catorze =