Crianças Warao são batizadas em Boa Vista, Roraima

Na primeira turma da catequese (de 1 dia a 5 anos), foram inscritas 24 crianças das quais 15 foram batizadas no domingo, 30 de junho.

de John Omondi*

Em Boa Vista na capital do Estado de Roraima, a presença dos imigrantes indígenas do povo Warao é muito intensa. Eles migram com milhares de venezuelanos em busca de melhores condições de vida, mas ao mesmo tempo procuram manter viva sua fé cristã adquirida nas comunidades na região de Tucupita no Dalta Amacuro onde trabalham os missionários da Consolata.

migranteswarao2Na capital de Roraima, os indígenas Warao são acolhidos no espaço Ka’Ubanoko, pois não encontram mais vagas nos abrigos a eles destinados. Nesse local, os Warao recebem assistência material e espiritual graças às entidades que ali atuam. Atualmente, a catequese é a maior apoio espiritual que esse povo recebe da Igreja. Na primeira turma da catequese (de 1 dia a 5 anos), foram inscritas 24 crianças das quais 15 foram batizadas no domingo, 30 de junho.

A Missa foi presidida pelo Bispo de Roraima, Dom Mário Antônio e concelebrada pelos padres missionários da Consolata, Zacharia Kariuki e Oscar Liofo. A celebração contou também com a participação das Irmãs Ximena Vizcaino e Ana Beatriz que atuam na Pastoral do Migrante. A celebração teve lugar na Capela São Francisco de Assis, próximo ao espaço Ka’Ubanoko.

Na sua homilia, Dom Mário parabenizou os pais cujos filhos e filhas foram batizados. Ele colocou em evidência a importância dos Sacramentos na vida cristã. Além disso, o bispo agradeceu a comunidade São Francisco de Assis, as catequistas Leany e Keilyn, as irmãs Ximena e Ana Beatriz e a Equipe Missionária Itinerante IMC que acompanha de perto o desenvolvimento da catequese no Ka’Ubanoko. Depois da celebração, teve um lanche oferecido pela comunidade.

Seguindo as motivações do Papa Francisco com relação ao trabalho com os imigrantes quando pede para acolher, proteger, promover e integrar, a Equipe Itinerante, em colaboração com o pároco local, o Frei Pedro, vem trabalhando na inserção das famílias dos recém batizados na comunidade São Francisco de Assis. Que Deus abençoe todas as crianças que foram batizadas neste dia.

*John Omondi, imc, é da Equipe Missionária Itinerante do Instituto Missões Consolata.

Deixe uma resposta

um × 3 =