Marcados pela esperança

Na celebração da Santíssima Trindade renovamos a festa do amor.

Por Geovane Saraiva*

Deus se comunica com seu povo, de um modo muito especial, na festa do amor, ao se revelar em toda a sua plenitude no mistério afável e terno da Trindade Santa, que nos fala na História, nos chamando à conversão. Ele deseja que plantemos a semente da esperança e da misericórdia restauradora, pelas imagens do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

espiritualidade_espirito_santo_maio_pentecostesContemplemos o mistério da Santíssima Trindade, solenidade da qual somos convidados a renovar – nós, vossas criaturas – a vocação à vida comunitária e trinitária, a partir do exaustivo ensinamento bíblico, em que o nosso bom Deus, uno e trino, gerado quando nem existiam abismos, mananciais, fontes hídricas e aquíferos, ou mesmo antes que fossem constituídas e fixadas montanhas e colinas, ao manifestar seu mistério redentor. É no sangue do Filho eterno do Pai que nos tornamos conhecedores e enamorados da beleza sempre antiga e sempre nova.

Deus quer nos convencer das expressivas alusões supracitadas, elogios e atributo divino à sabedoria, apresentando-nos como misterioso em pessoa: “Possuía-me desde o início dos seus caminhos e antes de suas obras (...). “Quando colocava os fundamentos da terra, eu estava ao seu lado como seu mestre de obras” (cf. Pr 8, 22-30). Revela-nos aquele fogo que sempre mais arde e consome-se, contrariando e destruindo a vontade humana, sinalizada pelo pecado.

Deus realiza o sonho da pessoa humana plenamente livre, na revelação da Trindade Santa, que é próprio de Deus a penetrar no mais íntimo do interior humano, que da nossa parte cabe resposta, mas dentro de um convívio com as marcas da esperança. As três pessoas nos propõem o desafio salvífico, na acolhida, da nossa parte, de um Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

Fomos batizados em nome da Trindade Santa. Resta-nos suplicar um pouco daquela alma grande, por complacência de Deus, concedida a Santo Agostinho, enquanto queria entender o inefável mistério. Só mesmo na graça de Deus é que podemos obter respostas plausíveis para tal mistério. Assim seja!

*Geovane Saraiva é pároco de Santo Afonso, Blogueiro, Escritor e integra a Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza.
TagsDeus

Deixe uma resposta

dezessete − oito =