Grupo de missionários é enviado à Pemba, Moçambique

Eles vão integrar o Projeto Ad Gentes, mantido pelo episcopado paulista.

Por Renato Papis

No último domingo, 18 de março, na Catedral Metropolitana de Campinas, o arcebispo de Campinas e presidente do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Airton José dos Santos, presidiu a Santa Missa de envio do grupo missionário para a Diocese de Pemba, norte de Moçambique. Eles vão integrar o Projeto Ad Gentes, Pemba, mantido pelo episcopado paulista.

Participaram também da celebração, Dom José Luiz Bertanha, bispo de Registro e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial do Regional Sul 1; Dom Pedro Luiz Stringhini, vice-presidente do Regional Sul 1 e bispo de Mogi das Cruzes; Dom Julio Endi Akamine, secretário-geral do Regional Sul 1 e arcebispo de Sorocaba e Dom João Bosco Barbosa de Sousa, bispo de Osasco.

pemba2Juntamente com Dom José Luiz Bertanha, embarcarão os diáconos: Denis Aparecido Mendes Pereira e Rafael Ferreira de Santana da Diocese de Osasco; a leiga Fernanda de Cassia Leal da Diocese de Mogi das Cruzes e seis membros da Fraternidade Missionária o Caminho: Pe. Boaventura dos Pobres de Jesus, Fr. Cléofas Filho do Monte Calvários, Ir. Hadassa do Amor Eucarístico, Ir. Nazareth Hóstia de Cristo, Ir. Séphora do Humilde Rei Jesus, e o leigo Leandro Martins Soares.

No contexto do Ano do Laicato o arcebispo salientou que todo o batizado deve se comprometer com a missão. Ele enfatizou: “Toda pessoa que se sente chamada a anunciar o Evangelho, é missionária onde Deus a colocou, seja dentro de sua família, no seu trabalho, em sua cidade.”

Em sua homilia, pediu que todos se comprometam com a missão para Pemba, materialmente e espiritualmente, sobretudo com orações, que serão o sustento e fortaleza dos missionários. Foi um grande convite: “Esforcemo-nos e sejamos generosos ajudando nossos missionários a continuarem anunciando o Evangelho e a serem testemunhas de Cristo onde serão enviados.” Ele concluiu agradecendo a Deus por esta resposta à Igreja de Pemba: “Que o Senhor nos fortaleça, nos ajude e nos faça cada vez mais corajosos e generosos na partilha com os irmãos e irmãs que pouco ou nada tem para a sua vida cristã.”

Os missionários revelaram a grande expectativa pela viagem a Pemba, onde poderão conhecer uma nova realidade.

Fernanda de Cassia Leal, a mais nova do grupo, 23 anos, não escondeu sua emoção: “Constantemente devemos compreender que a missão é o chamado que todo cristão é convocado a viver em todos os setores da vida. O Senhor nos envia: “Ide”. Cristo fez uma opção preferencial pelos pobres, marginalizados, pelos excluídos e hoje nos envia a estar com este povo sofredor. A missão é sobretudo, uma iniciativa do Espírito Santo. Na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, Papa Francisco nos diz que “Jesus é o primeiro e maior evangelizador”. Assumir essa missão é para mim uma grande alegria, é encontrar no rosto de cada irmão o próprio Cristo, trilhar este caminho de salvação é uma grande graça. Agradeço ao Senhor e todos os irmãos que tornaram isto possível. Agradeço aos meus pais, meus amigos e a Comunidade Rosa Mística. Agradeço ao Regional Sul I da CNBB pela oportunidade e aos Franciscanos Conventuais pela minha formação pessoal. Que Deus abençoe a todos.”

O jovem Leandro Martins Soares, 28 anos, acredita que o chamado de Deus para avançar ás águas mais profundas dentro da sua vocação laical foi um meio de se desprender das ambições profissionais e financeiras para se ancorar na realização espiritual por meio do serviço aos mais necessitados: “Não tenho dúvidas de que será uma experiência de doação e encontro com Cristo, mas também de auto conhecimento e crescimento na fé! Deus está à frente de tudo!”.

O bispo da Diocese de Pemba, o brasileiro Dom Luís Fernando Lisboa, CP, missionário passionista, também fala das expectativas em receber os missionários: “O Regional Sul 1 está dando um belo exemplo de como a Igreja é missionária na sua essência. Agradeço, de coração, todos os irmãos no episcopado deste imenso regional, pela abertura, cooperação e envio missionário. Aos missionários e missionárias que vêm em abril e aos que já estão, Deus os abençoe pela disponibilidade e generosidade. Sejam muito bem vindos. Deus os abençoe abundantemente!”.

A Santa Missa ainda marcou o lançamento da Campanha: “Eu Ajudo Pemba” em prol da ação missionária. Os fiéis receberam flyers com a Oração Missionária e informações para fazerem suas contribuições. Os recursos arrecadados serão administrados pelo Fundo Missionário do Regional Sul 1.

Os missionários viajarão no próximo dia 5 de abril, quando embarcarão em voo para Johannesburgo e de lá seguirão para Pemba, localizada no norte de Moçambique.

Renato Papis é jornalista do Regional Sul 1 da CNBB.

Deixe uma resposta

16 − 11 =