Realidade dos migrantes continua tema atual

Novos rostos de homens, mulheres e crianças, marcados por tantas formas de pobreza e violência estão diante de nossos olhos.

Por Agência Ecclesia

O Papa afirmou, este sábado (9 de dezembro) no encontro com as Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, que a “realidade dos migrantes evoluiu mas continua a ser um tema atual”.

“Muitos anos depois a realidade dos migrantes aos quais Santa Francisca Cabrini dedicou toda a sua vida evoluiu e ainda hoje é atual”.

“Novos rostos de homens, mulheres e crianças, marcados por tantas formas de pobreza e violência, estão novamente diante de nossos olhos e esperam encontrar, em seu caminho, mãos estendidas e corações acolhedores como o de Santa Francisca Cabrini”, disse Francisco no seu discurso, por ocasião do primeiro centenário de falecimento de Santa Francisca Cabrini, sua fundadora.

cabrini1O Papa pediu para as Missionárias serem fiéis à missão da fundadora, sendo o carisma de uma “atualidade extraordinária”.

“Os migrantes precisam certamente de boas leis, de programas de desenvolvimento e organização; mas precisam sobretudo de amor, amizade e proximidade; precisam de ser ouvidos, olhados nos olhos e acompanhados; precisam de Deus, encontrado no amor gratuito de uma mulher que, com o coração consagrado, é irmã e mãe.”

Francisco recordou a fundadora Santa Francisca Cabrini sendo uma “verdadeira missionária”, seguindo o exemplo de São Francisco Xavier, que ansiava partir para o Oriente e tendo mudado de ideias por pedido do Papa Leão XIII.

“Eis o exemplo de uma verdadeira vocação: esquecer-se de si para abandonar-se plenamente ao amor de Deus”, afirmou.

“Santa Francisca Cabrini tinha a coragem de olhar, nos olhos, as crianças órfãs que eram lhe eram confiadas, os jovens desempregados que eram tentados a cometer crimes, os homens e mulheres explorados em seus trabalhos humildes. Por isso, estamos aqui hoje agradecendo a Deus pela sua santidade”, concluiu Francisco.

Deixe uma resposta

11 + 16 =