Zâmbia celebra 125 anos da Igreja Católica no país

A Igreja ainda é jovem no país e enfrenta muitos desafios.

Por Rádio Vaticano

"A Igreja Católica na Zâmbia, 125 anos de amor e misericórdia de Deus, 1891-2016": sobre este tema, os católicos de Lusaca concluíram no último domingo as celebrações dos 125 anos da Igreja nacional. Os principais eventos tiveram lugar no Estádio Lusaka Show Grounds. Cerca de 2 mil delegados de todas as dez dioceses do País, tomaram parte nas celebrações, com momentos de oração e reflexão animados pelas congregações religiosas, Movimentos leigos e grupos de jovens.

Uma Igreja ainda jovem

analfavitismos3"A Igreja da Zâmbia - explica o Padre Justin Matepa, coordenador do evento - embora tenha 125 anos é, essencialmente, uma Igreja jovem. Os jovens, de fato, representam a maioria e, portanto, deveriam participar mais ativamente na vida da Igreja". A cerimônia de encerramento do aniversário será presidida pelo arcebispo de Lusaca, Dom Telesphore Mpundu, presidente da Conferência Episcopal. Na celebração também tomaram parte representantes das autoridades civis do país.

Os desafios a enfrentar
Oficialmente lançado a 6 de agosto de 2016, o 125° aniversário da Igreja Católica na Zâmbia chega num momento em que o País enfrenta ainda muitos desafios: "Temos ainda casos de matrimônios precoces, considerados mesmo um elemento fundamental da cultura e do costume nacional – afirma Dom Ignatius Chama, Arcebispo de Kasama - Ainda temos a escravidão da poligamia, as acusações de feitiçaria e a caça às bruxas que, infelizmente, podem levar à morte de pessoas inocentes”.

Em novembro passado, a visita do Cardeal Filoni
Também grave o problema da educação: muitas crianças, de fato - sublinha ainda o prelado - "não conseguem ir à escola por causa das grandes distâncias e a falta de infraestrutura, enquanto mulheres e meninas são forçadas à prostituição para sobreviver". Recorde-se, enfim, que em novembro de 2016 o Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, visitou a Zâmbia precisamente por ocasião do 125º aniversário da Igreja Católica: aos fiéis, o cardeal havia trazido a saudação e a bênção do Papa Francisco, exprimindo a sua gratidão pelo empenho e dedicação dos bispos na evangelização.

Deixe uma resposta

14 + 2 =