Francisco enviou mensagem aos participantes na Cimeira de Marrakesh

Papa apela por uma resposta coletiva responsável com relação ao meio ambiente.

Por Agência Ecclesia

O Papa enviou uma mensagem aos participantes na 22ª Cimeira da ONU sobre Alterações Climáticas (COP22), que se realiza na cidade marroquina de Marrakesh, apelando a uma “resposta coletiva responsável” neste campo.

A mensagem foi divulgada ontem pela sala de imprensa da Santa Sé e é dirigida ao ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, que preside à conferência, que ocorre até sexta-feira, dia 18.

cop-22Francisco alude à “grave responsabilidade ética e moral” de agir “sem demora” para travar a degradação ambiental e enfrentar os efeitos das alterações climáticas, evitando “pressões políticas e econômicas” em sentido contrário.

A mensagem saúda a entrada em vigor do Acordo de Paris, fruto da COP21, em 2015, realçando que “a ação individual e/ou nacional não é suficiente” perante temáticas tão complexas.

O Papa fala num “impacto preocupante” das mudanças climáticas, em particular nas populações mais pobres e nas “gerações futuras”.

Em relação à implementação do acordo, o pontífice argentino defende que não bastam “soluções técnicas”, pelo que pede um compromisso político para tomar as medidas necessárias, levando em consideração “os aspectos éticos e sociais”.

Deixe uma resposta

treze + dezenove =