Comire de São Paulo anuncia mais dois missionários para a Amazônia e outro além-fronteiras

Em reunião do Comire, o bispo de Registro, SP anunciou o nome dos missionários que partirão para a Amazônia e para a diocese de Pemba, em Moçambique.

Por Assessoria de Imprensa

“Espero que todas as comunidades se esforcem por atuar os meios necessários para avançar no caminho de uma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como estão. Constituamo-nos em estado permanente de missão” (Papa Francisco Alegria do Evangelho nº25). Com este espírito, o Conselho Missionário Regional (COMIRE) da CNBB Regional Sul 1 (São Paulo) esteve reunido na manhã do dia 1 de agosto, no Centro Missionário São Paulo para mais uma reunião da equipe de coordenação do conselho.

Da esq. para a dir.: padre Matheus, dom Francisco Carlos e o diácono Luiz no retiro anual do clero da diocese de Lins.

Da esq. para a dir.: padre Matheus, dom Francisco Carlos e o diácono Luiz no retiro anual do clero da diocese de Lins.

Na ocasião, o Bispo de Registro (SP) e Referencial da Dimensão Missionária do Regional, Dom José Luiz Bertanha, anunciou os novos missionários, que partirão para Amazônia e para a diocese de Pemba, em Moçambique, na África. Os dois missionários para Amazônia são: Pe. Matheus Lopes Ferreira, pertence ao clero da Diocese de Lins, e o Diácono Luiz de Lavor, também da mesma Diocese de Lins. Para a diocese de Pemba, em Moçambique, na África está confirmado o nome do padre Salvador Rodrigues da Diocese de Guarulhos, revelou dom Bertanha.

Também constou da pauta da reunião: o 36° Encontro Missionário Estadual que será sediado na diocese de Jales e terá como tema Missão e misericórdia, o novo rosto da Igreja e lema “Sede misericordiosos como o Pai” (Lc, 6,36), entre outros assuntos de articulação e andamento das Dimensão missionária nas sub-regiões pastorais.

Depois de manifestarem seu interesse em fazer parte da Missão na Amazônia, padre Matheus e diácono De lavor encontraram com o padre João Carlos Deschamps, secretário do Regional Sul 1 e conversaram como forma de entender um pouco mais sobre a vida naquela região. Eles participam do curso para missionários com enfoque na Amazônia, que ocorre entre os dias 31 de julho a 27 de agosto, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília.

Os missionários retornam para Lins, para participarem da missa de envio que será celebrada no próximo dia 22 de setembro, às 17h, na Catedral Diocesana de Santo Antonio. O bispo diocesano, Dom Francisco Carlos da Silva, irá presidir a missa.

Confira depoimento de dois dos três novos missionários:

Pe. Matheus Lopes Ferreira, da Diocese de Lins.

“Desde o início da formação ainda no curso de Filosofia quando em Brasília víamos os padres falando sobre os desafios missionários nas regiões que tinham poucos sacerdotes, sobretudo a região norte do Brasil. Durante o período da formação já na diocese de Lins com o contato com os padres que foram em missão para Angola, Goiás, Mato Grosso entre outras dioceses marcadas pela missão, o desejo foi crescendo e amadurecendo gradativamente. Sinto-me impulsionado desde a primeira semana da ordenação a sair em missão, a levar o Evangelho com ardor missionário em outros lugares e para outras pessoas”.

Diácono Luiz De lavor, da Diocese de Lins.

“Estou me colocando à disposição para a missão na Amazônia. O que me motiva é a possibilidade de levar Jesus Cristo, pão e palavra aos homens e mulheres daquela região”.

Fonte: COMIRE

Deixe uma resposta

doze + nove =