Comunicação e Liturgia é a temática do 5º Encontro Nacional da Pascom

Aparecida, São Paulo, sediará o Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação, em julho.

Por Assessoria de Imprensa

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ( CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, realizará de 14 a 17 de Julho de 2016 o 5º Encontro Nacional da Pascom. O evento reunirá comunicadores católicos das dioceses, novas comunidades e movimentos da Igreja no Brasil, para capacitação e debate sobre o tema "Comunicação e Liturgia". O encontro acontecerá no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no complexo do Santuário Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida, SP.

5o_encontro_nacional_da_pascomA expectativa da coordenação do evento é ter uma participação ainda maior dos comunicadores católicos do Brasil, em relação aos registros de inscrição dos anos anteriores. Até o início do mês de maio, mais de 600 pessoas, de todas as regiões do país já realizaram suas inscrições. Para o Pe. Rafael Vieira, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB e principal responsável pelo evento, o 5º Encontro Nacional da Pascom deve ser um momento favorável à convivência, interação e formação entre os agentes da Pascom.

“Além do importante lado formativo, essa ocasião em que os agentes se encontram deve ser aproveitada para ampliar a rede de amigos que lutam na mesma seara. Tomara que esse encontro seja bem proveitoso nesse sentido e que as pessoas procurem minimizar os problemas, queiram colaborar com o bom êxito do evento e façam uma experiência de alegria em conviver e celebrar a nossa missão de comunicadores de Jesus e do Evangelho”, afirmou.

As inscrições poderão ser feitas até o final do mês de maio no site: encontronacionalpascom.cnbb.org.br, preenchendo a ficha de inscrição e realizando o pagamento da taxa no valor de R$ 55,00, que garante o material e a participação no encontro. A hospedagem e alimentação são de responsabilidade de cada participante. Algumas sugestões de hotéis parceiros podem ser encontradas no site do evento.

Programação

Para o 5º Encontro Nacional da Pascom, foi constituída uma vasta e diversificada programação, que inclui conferências, seminários, debates, grupos de trabalho, celebrações e atos culturais que devem garantir maior dinamização ao encontro, além de favorecer a interação entre os participantes.

As conferências do 5º Encontro serão conduzidas, ao longo dos dias, por especialistas da área de comunicação e liturgia, como o Frei José Ariovaldo da Silva, OFM, doutor em liturgia e professor no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis; Dom Edmar Peron, bispo de Paranaguá (PR), mestre em teologia dogmática e liturgia; Cláudio Pastro, artista plástico brasileiro dedicado a trabalhos de arte sacra; e Moisés Sbardelotto, jornalista, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Vale dos Sinos.

Dos seminários temáticos, participarão o Frei Joaquim Fonseca e o Pe. Danilo César, de Belo Horizonte (MG); Pe. Antônio Donizeth, da arquidiocese de Goiânia (GO); Profa. Maria Cristina (Tininha) de Pelotas (RS); Pe. Ivanor Macieski, da diocese de Joinville (SC); e Hamilton Silva, da Media opportunites, de São Paulo (SP). Haverá também a apresentação de experiências por parte de agentes da Pascom de diversas regiões do Brasil, como o Pe. Sidney Martins, da Prelazia de Cristalândia (TO); Frei João Romanini, presidente da Rede Católica de Rádio; Pe. Luiz Gustavo, da diocese de São José dos Campos (SP); Pe. Gutemberg Feitosa, da arquidiocese de São Luís (MA); e Pe. Lucimar Antônio Castellani, da diocese de Toledo (PR).

O Presidente da Comissão para a Comunicação, dom Darci José Nicioli, arcebispo eleito de Diamantina (MG), também está entusiasmado com o encontro e tem incentivado os organizadores a se dedicarem a todos os detalhes da preparação. Dom Devair Araújo e dom Roque Costa Souza, bispos auxiliares de São Paulo e do Rio de Janeiro, respectivamente, também compõem a Comissão e estão empenhados em ampliar a participação dos agentes. Eles estiveram reunidos no final da Assembleia dos Bispos, no mês de abril, em Aparecida, e pediram que os organizadores animassem também aqueles que atuam na pastoral litúrgica, considerando que o encontro vai trazer proveito para esses dois campos da ação evangelizadora.

Fonte: CNBB

1 comment

  1. CREUSA SOARES 17 maio, 2016 at 16:48 Responder

    Só para reforçar, acredito que deveríamos ter pautado, a comunicação com a temática relacionada ao ano da misericórdia, sei que já vem sendo bastante abordado, mais nunca será demais.
    Observando que as comunicações no cenário atual estão estimulando mais a discórdia, nos seus mais variados temas/situações sociais, religiosas e familiares, principalmente a comunicação de massa (rádios; TV, mídias sociais)

Deixe uma resposta

2 × três =