Seminaristas da província Eclesiástica de Porto Alegre promovem Formação Missionária

Missão como eixo integrador na formação dos futuros presbíteros

Por POM
Fotos: Tiago Camargo

000 a a a a formisepoa89_o

O Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) da província Eclesiástica de Porto Alegre (RS) realizou, nas dependências do Seminário Maior de Viamão, sua 2ª Formação Missionária (Formise), na tarde do dia 22 de outubro.

A iniciativa contou com a presença de seminaristas e formadores das dioceses de Caxias do Sul, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório e da arquidiocese de Porto Alegre. Durante o encontro foram abordados temas referentes à dimensão missionárias como eixo integrador de todo o processo formativo dos futuros presbíteros.

Padre João Carlos Andrade da Silveira, do clero de Porto Alegre, falou sobre a “Missão como eixo integrador na formação dos futuros presbíteros”. Partindo das Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil (Doc. 93 da CNBB), o padre destacou a necessidade aprofundar o tema da missão na formação nas etapas da filosofia e teologia. “Os estudos filosóficos e teológicos devem dar claro direcionamento pastoral e missionário para os futuros presbíteros”, afirmou padre João Carlos. Segundo ele, durante a formação presbiteral, “os seminaristas devem contar com o auxílio das diversas ciências humanas que colaboram em um maior conhecimento do ser humano, além de ampliar as capacidades de diálogo com o diferente”.

Na sequência, padre Rodrigo Schüler de Souza, da diocese de Osório, partilhou sua experiência de pároco junto à Rede de Comunidades Senhor Bom Jesus, que atende os municípios de Morrinhos do Sul e Mampituba. A paróquia é formada por 28 comunidades, distribuídas em quatro setores pastorais, onde são desenvolvidos os ministérios e serviços. Padre Rodrigo destacou a importância que teve o Conselho Missionário Paroquial (Comipa) na animação e ação missionária, visto que o conselho é constituído por representantes dos diferentes setores pastorais, representantes da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e da Juventude Missionária (JM). Junto ao Conselho Pastoral Paroquial, o Comipa desempenha importantes atividades concretizando a cooperação missionária e auxiliando o pároco na sua missão. Segundo padre Rodrigo, diante da comunidade, o presbítero deve ser “aquele que semeia a unidade, preside o mistério eucarístico e proporciona meios para que os fiéis, sintam-se Igreja servidora e cooperadora da missão de Deus”.

O seminarista Tiago Ávila Camargo, do 4º ano de Teologia da arquidiocese de Porto Alegre, refletiu sobre a Cooperação Missionária e destacou a importância de se compreender que “todos os fiéis, em virtude do batismo recebido, são co-responsáveis pela atividade missionária” de toda a Igreja, e que os seminaristas e formadores são chamados a colaborar através da oração, do testemunho, do sacrifício, do oferecimento do próprio trabalho e das suas ofertas. Tiago falou com base no decreto conciliar Ad Gentes, sobre o dever missionário dos presbíteros e, se utilizando da Instrução da Congregação para a Evangelização dos Povos, a Cooperatio Missionalis, apresentou os organismos para a cooperação missionária na Igreja.

Alguns seminaristas partilharam suas experiências missionárias. Daniel D’Agnoluzzo Zatti, do 4º ano de Teologia da diocese de Caxias do Sul, que atuou na Pastoral de Rua, em São Paulo; Deivid Alexandre Garcias Possani, do 3º ano de Filosofia da arquidiocese de Porto Alegre, que participou da 3º Experiência Missionária da arquidiocese de Porto Velho (RO); Gilberto Fraga, do 3º ano de Teologia da diocese de Osório, e Rafael Staudt, do 1º ano de Teologia da diocese de Novo Hamburgo, que participaram em Belo Horizonte (MG), do 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas.

Uma mesa redonda onde os palestrantes responderem perguntas, a celebração da missa, presidida pelo padre João Carlos e concelebradas pelos formadores das diferentes dioceses da província Eclesiástica, seguida de uma confraternização encerraram o encontro.

Com informações do Comise da província Eclesiástica de Porto Alegre (RS).

Deixe uma resposta

20 − 10 =