Na Consolata: renovação de votos e conferição dos ministérios de acólito e leitor

Joseph Oniango / Revista Missões

No Domingo, dia 17 de novembro, 11 jovens missionários da Consolata que estão na formação na região do Brasil, renovaram a sua consagração religiosa e no mesmo tempo receberam os primeiros ministérios do serviço na Igreja a caminho do Sacramento da Ordem. A celebração que foi presidida pelo superior regional, padre Luiz Carlos Emer aconteceu na paróquia da Nossa Senhora Consolata no Jardim São Bento, em São Paulo.

Os jovens missionários foram apresentados pelo reitor do seminário, padre Francisco Lopez, ao superior regional na presença do pároco, padre Moises Facchini e do padre Adriano Prado. Na celebração marcante participaram muitos fieis da Paróquia da Nossa Senhora Consolata, leigos missionários, amigos e benfeitores do Instituto que manifestaram sua alegria ao ver estes jovens renovarem os seus compromissos para continuar a responder ao seu sim no serviço da Igreja como missionários da Consolata.

Na celebração, os estudantes de teologia Edward Ssantamo, de Uganda, Joseph Mampia e Jean-Claud Bafutanga, do Congo e Geofrey Boriga do Quênia, além de renovar os votos, receberam também o ministério do leitorado. E Joseph Onyango, Patrick Murunga, Gabriel Oloo, Paul Okoth (todos do Quênia), Joseph Mugerwa de Uganda, Mandla Makhanya da África do Sul e João Munoko do Congo, receberam o ministério de acolitado e renovaram sua consagração religiosa. Enquanto os quatro leitores vão continuar com os seus estudos teológicos, os sete acólitos já vão começar mais uma etapa do ano da pastoral nas várias comunidades, chamado ano de serviço, que antecede a ordenação diaconal.

A celebração eucarística foi preparada pela comunidade com muita alegria e beleza, e animada pelos próprios estudantes com músicas próprias de suas culturas locais. Durante a homilia, padre Moises Facchini explicou o sentido dos ministérios e dos votos e o significado da vida consagrada na igreja e especialmente na vida missionária, pedindo a colaboração de todos para participar na formação e na ação dos missionários na evangelização do mundo de hoje. Ele destacou também a importância da perseverança na vocação e o entusiasmo e ânimo destes jovens na missão.

No fim da celebração eucarística, todos os fiéis presentes deram um abraço a cada um destes jovens como um sinal de apreciação e encorajamento na vocação. Depois desta santa Missa, houve um almoço festivo de confraternização na casa regional dos missionários da Consolata no qual participaram todos os missionários aí residentes ou de passagem.

Fonte: www.revistamissoes.org.br

Deixe uma resposta

17 + 20 =