Campo Grande vivencia Adoração Eucarística em encontro de CEBs

Cecília de Paiva, jornalista

Em um dia especial para toda a Igreja no mundo, este domingo, 2 de junho de 2013 fica marcado pela hora de Adoração Eucarística, liderada pelo Papa Francisco a partir do fuso horário de Roma para todos os fiéis católicos. Em Campo Grande (MS), tal momento histórico da Igreja aconteceu pela manhã e fez parte da programação do encontro foranial de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), realizado na Paróquia Cristo Bom Pastor.

O encontro de CEBs faz parte da programação de repasse de eventos anteriores e em preparação ao 13º Intereclesial de CEBs, a ocorrer nos dias 7 a 11 de janeiro de 2014, em Juazeiro do Norte, diocese de Crato, Ceará. Desde o início deste ano, as lideranças de CEBs, com participação da imprensa missionária, têm feito repasse junto às foranias campo-grandenses sobre o 3º Oestão, ocorrido em 2012, em Dourados, e que reuniu 347 lideranças de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Tocantins.

Tal repasse enfatizou o conteúdo dado pelo assessor do encontro, padre Benedito Ferraro, do método Ver, Julgar e Agir, dos momentos fortes de espiritualidade, dos temas tratados e das lutas de CEBs, com enfoque para a causa indígena, considerada uma ferida aberta para os cebianos.

Um dos presentes, Michel Feeney, é atuante da pastoral da saúde e disse ser necessário pensar a paz com atitude, unindo reflexão e ação diante de uma realidade cada vez mais cruel. Para ele, não basta somente discutir a paz. Tem de fazer algo, pois um dos maiores problemas atuais é a violência em praticamente todas as dimensões da vida humana e ecológica, com guerras entre países, condições sub-humanas de vida, uso do crack e outras drogas, violência no campo e desrespeito aos que pensam diferente da onda consumista. "Precisa questionar o que compra armas, aviões de guerra e mantém o exército", enumerou Michel.

Antes de finalizar o encontro com a Adoração Eucarística, foi colocado como está o preparo rumo ao 13º Intereclesial, com apresentação do material de trabalho e como vai ser o estudo do texto base do evento. Logo após, junto aos fiéis da Paróquia Cristo Bom Pastor e o pároco Hermes Ferreira, os participantes do encontro postaram-se diante de Jesus Eucarístico, cantaram e partilharam, entre si, reflexões a partir do Evangelho dos Discípulos de Emaus.

Fonte: COMIRE Oeste 1 / Revista Missões

Deixe uma resposta

dois × 4 =