Comissão para a Ação Missionária

Sérgio Arthur Braschi * e Dirce Gomes da Silva **

A Comissão para a Ação Missionária - fiel à tarefa que Jesus confiou e continua a confiar a sua Igreja: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a todos os povos" (cf. Mt 16,15) - nesses 60 anos de existência da CNBB busca promover a ação missionária e evangelizadora, a formação e atividade dos missionários e a ajuda intereclesial no Brasil.

Procura especialmente manter viva a chama da missão além-fronteiras, tarefa que Jesus nos confiou, e que, como um dever especificamente missionário, não deve tornar-se uma realidade diluída na missão global de todo o povo de Deus. (cf. RM 33-34).

Seu objetivo geral é organizar e realizar a animação, formação e cooperação missionárias em todos os níveis eclesiais. Entre os objetivos específicos destacam-se: a promoção da espiritualidade missionária; a busca de respostas ao constante desafio da inculturação da fé; a realização de encontros de formação para quem se destina às missões além-fronteiras; e o desenvolvimento de projetos de evangelização e solidariedade da Igreja no Brasil com outros países, tais como: Guiné Bissau e Timor Leste, na cooperação para a formação dos futuros Presbíteros, e no Haiti, com o projeto de solidariedade "Igreja do Brasil - Igreja do Haiti".

Olhando a história desses 60 anos, podemos perceber como, fiel às orientações conciliares, logo no inicio a CNBB criou a Dimensão Missionária - Linha 2 ( PPC 1966-1970), que foi consolidando suas finalidades através dos projetos Missionários, presentes nos sucessivos Planos Quadrienais.

Vale recordar também o surgimento do Conselho Missionário Nacional (COMINA), criado na sede da CNBB no Rio de Janeiro por Dom Mário Gurgel, no dia 01/11/1972, tendo recebido reconhecimento público na Assembleia Geral da CNBB em novembro de 1973. Constituído por Organismos e Instituições Missionárias, sua finalidade é refletir, acompanhar, avaliar e estimular a animação Missionária da CNBB. De forma análoga constituem-se Conselhos Missionários nos Regionais (COMIREs), Conselhos Diocesanos (COMIDIs) e Conselhos Paroquiais (COMIPAs).

Seria difícil elencar, nesse breve espaço comemorativo, tantas atividades realizadas em 60 anos de História. Não podemos, contudo, deixar de lembrar momentos memoráveis, como o Congresso Missionário latino-Americano (COMLA 5, Belo Horizonte 1995), e os tres Congressos Missionários Nacionais: Belo Horizonte (2003), de Aparecida (2008) e ultimamente o 3º. CMN, em Palmas-TO, julho de 2012.

Enfim, uma Igreja que tem consciência que existe para evangelizar e que, em meios às angustias, alegrias e tristezas, conserva a esperança. Fiel a Jesus Cristo, o missionário do Pai, e a partir Dele, nunca interrompeu o seu ardor Missionário, manifestando hoje o desejo de ser uma "Igreja em estado permanente de Missão". (DGAE, 2011-2015)

Assim, apesar de todos os desafios, louvamos e agradecemos a Deus pelo compromisso com a Missão aqui e além-fronteiras, e manifestamos nossa gratidão a todos os Bispos Presidentes e Assessores (as) da Comissão Missionária nestes 60 anos de fidelidade à animação Missionária e cooperação intereclesial.

* Dom Sérgio Arthur Braschi, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial

** Irmã Dirce Gomes da Silva, Assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial.

Fonte: www.cnbb.org.br

Deixe uma resposta

1 × quatro =