Projeto de revitalização da Pastoral da Juventude é tema de painel

Jaime C. Patias

Um painel dentro da programação do 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude - ENPJ, que acontece desde o dia 8 de janeiro na cidade de Maringá, PR, discutiu nesta quarta-feira (11) o Projeto de revitalização da Pastoral da Juventude na América Latina que teve início em 2008. O painel contou com a participação da paraguaia Micaela Rojas, da Equipe Latino-Americana de Jovens do CELAM e de Carmem Lúcia Teixeira, coordenadora da Casa da Juventude Padre Burnier de Goiânia - GO.

Micaela explicou que o Projeto é realizado em quatro etapas: 1) fascinar e encantar a juventude: motivar pessoas e grupos a envolver-se no processo de revitalização do caminho de evangelização da juventude no continente, a partir dos e das jovens; 2) escutar atentamente: encontrar, deixar falar e escutar os e as jovens em seus lugares vitais concretos, do jeito deles, para compreender suas perguntas, suas buscas e seus mundos internos; 3) discernir: a partir dos jovens, perceber as situações concretas, identificando as estruturas que os afetam, para clarear a proposta como discípulos de Jesus, iluminados pelo Evangelho, a doutrina social e o caminho feito pela Igreja jovem; e 4) transformar a realidade: implementar a ação pastoral a partir da proposta da PJ iluminada pelo Documento de Aparecida.

Micaela explicou também que a América Latina é um continente muito diversificado e que por isso, o Projeto de Revitalização, na sua implementação nos diversos países, varia muito. Depende de como a Pastoral da Juventude está organizada.

Para Micaela, "precisamos olhar a realidade juvenil com os olhos de Cristo e ver o que não estamos fazendo e se estamos sonhando com uma Pastoral de discípulos missionários. Vocês estão dispostos a embarcar nesse Projeto de revitalização? perguntou a representante do CELAM e concluiu a sua explanação com uma comparação: "assim como uma mão com ferida mergulhada em água salgada arde mais do que uma mão sem ferida, também a Igreja deve arder (atuar) onde há feridas. Isto é profetismo".

Carmem Lúcia, por sua vez, falou da implementação do Projeto no Brasil. "Precisamos encantar, ouvir o clamor e entender nossa juventude para transformar a realidade. Para conhecer Jesus é preciso ir a casa, tanto de Jesus, quanto dos jovens. Visitar os jovens nas prisões, no desemprego, mergulhar na realidade", destacou Carmem e acrescentou: "mas é preciso ir também à "Sinagoga" de Nazaré para proclamar a Boa Nova da libertação".

A cada ano, o Projeto tem um lugar simbólico. Assim, em 2011, foi Belém. Em 2012 o lugar é Nazaré. Para 2013, ano da Jornada Mundial da Juventude que acontece no Rio de Janeiro, será Betânia, símbolo da acolhida. Para 2014 o Projeto pretende chegar à Samaria onde Jesus está à espera na beira do poço. Para Carmem Lúcia, "ser PJoteiro é muito mais do que usar seus símbolos e camisetas. É assumir o Projeto de Evangelização da Juventude", concluiu.

Nesta quinta-feira (12), após missa e oração do Ofício Divino da Juventude os participantes farão um passeio por alguns pontos turísticos da cidade de Maringá. À noite, acontece a Festa da Vida PJoteira.

Mais notícias: Encontro Nacional da Pastoral da Juventude revisita o Concílio Vaticano II

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

dois × 3 =