O 12° Intereclesial em números

Karla Maria, em Porto Velho

O secretariado do 12° Intereclesial divulgou os números oficiais deste que foi o maior evento das CEBs do Brasil. Desde o dia 21de julho, o Intereclesial movimenta a cidade de POrto Velho - RO, com a logística e cuidado que demanda um encontro que reuniu mais de 5 mil pessoas, entre participantes, convidados, pessoal de apoio e imprensa.

Participaram do encontro 3.010 delegados, representantes dos 26 estados e do Destrito Federal, organizados em 17 Regionais pela CNBB. As mulheres foram maioria com 1.234 representantes. Os homens marcaram presença com 940 delegados.

A participação do clero surpreendeu tendo em vista a característica ministerial do eventol, assim como a Igreja das CEBs, que é liderada por homens e mulheres não ordenados. Os bispos somaram 56, os padres 331, as religiosas 197 e os 41 religiosos. Tais números respondem ao chamado do Documento de Aparecida, no qual se retoma a importância deste novo jeito CEBs de ser Igreja.

Dom Moacyr Grechi, arcebispo de Porto Velho, nega que a CEBs seja o novo jeito de ser Igreja, afirmando que para ser Igreja tem que ser CEBs, ou seja, uma Igreja voltada para o social e para o mais pobre. Para Grechi, o Intereclesial da Ecologia, teve como objetivo ser um "ponto de convergência para o exercício de uma cidadania solidária e corresponsável, em prol de uma nova ordem, uma nova civilização e uma nova Amazônia".

Imbuídos pelo desafio de convergir uma cidadania solidária para as comunidades locais e para o mundo, os 2.174 cidadãos acolheram também os 38 povos indígenas, que estão em Campanha contínua, em defesa dos povos da Amazônia.

Nove países latino-americanos e caribenhos mandaram representantes, 5 vieram da Europa e 1 da África, Ásia e América do Norte. Os números foram divulgados pela coordenação do evento, que neste momento junto aos mais de três mil delegados, escolhem o Ceará como sede do 13° Intereclesial em 2013.

O 12° Intereclesial termina hoje, às 17h no Estádio Aluísio Ferreira, no bairro Arigolândia. Lá os participantes celebrarão a Eucarística e logo após, serão enviados para a missão diária nas comunidades de base espalhadas por todo o Brasil.

 

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

3 + doze =