Missão Continental

José Altevir da Silva*

No final do Evangelho de Mateus, o Ressuscitado convoca os onze discípulos numa montanha da Galiléia para enviá-los a "fazer discípulos todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês" (Mt 28,19-20). Objetivo da missão é fazer discípulos (as), por meio do batismo e da observância dos preceitos de vida exigidos por Jesus, tendo seu centro no mandamento do Amor. Porém, não basta ser batizado, é necessário escutar, aprender e anunciar a Boa Notícia do Reino.

Jesus sentou-se muitas vezes para explicar o que significa ser discípulo dele, qual é o seu projeto de vida. A montanha das Bem-aventuranças. Do alto dela, Jesus olha para o mundo além de todas as fronteiras das contingências e proclama: "Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus" (Mt 5,3).

Jesus tinha chamado seus discípulos à beira do mar da Galiléia para conduzi-los para a montanha. Trata-se de um caminho espiritual onde a proposta de vida de Jesus é assimilada através de uma vivência concreta e não de conhecimento teórico. Jesus exige que seus discípulos passem de uma vivência "normal" da Lei ("não mate!") para uma vivência radical ("todo aquele que fica com raiva do seu irmão, se torna réu perante o tribunal"); da reciprocidade ("olho por olho, dente por dente") para a gratuidade ("não se vinguem de quem fez mal a vocês"); do nacionalismo ("ame seu próximo, odeie seu inimigo") para a universalidade ("amem seus inimigos"). Esta é a essência do Evangelho que somos chamados a assumir, a viver e a anunciar.

É dentro deste contexto, da missão para o mundo, que à luz do Documento de Aparecida, os bispos do CELAM nos convocam para abraçarmos este "compromisso missionário", a Missão Continental, cujo objetivo é tomar consciência de que a dimensão missionária é parte constitutiva da identidade da Igreja e do discípulo do Senhor. Por isso, a partir do Kerigma, ela pretende vitalizar o encontro com Cristo vivo e fortalecer o sentido de pertença eclesial, para que os batizados passem de evangelizados a evangelizadores e, através de seu testemunho e ação evangelizadora, nossos povos latino-americanos e caribenhos cheguem a ter vida plena n'Ele.

Esta experiência missionária abre um novo horizonte para a Igreja de todo continente que quer "recomeçar a partir de Cristo" percorrendo junto com Ele um caminho de amadurecimento que nos capacite a ir ao encontro de toda pessoa, falando a linguagem do testemunho, da fraternidade e da solidariedade.

Abrir-se ao impulso do Espírito Santo para promover a consciência e a ação missionária permanente dos discípulos mediante a Missão Continental, é o que deseja alcançar as Conferências Episcopais de nosso Continente Latino americano, com a Missão Continental.

Itinerário da Missão: a missão se realizará em quatro etapas, seguindo os critérios de simultaneidade, da flexibilidade (segundo as circunstâncias locais) e de irradiação.

Haverá um tempo introdutório de sensibilização e conversão pastoral da Igreja, de aprofundamento do Documento de Aparecida, afim de que seu conteúdo seja estudado, refletido e assimilado em todas as instâncias eclesiais.

As etapas são as seguintes: sensibilização dos agentes de pastoral e evangelizadores, aprofundamento com Grupos prioritários, missão setorial e missão territorial.

Quanto aos destinatários e interlocutores da Missão: todos os cristãos são, ao mesmo tempo, destinatários e sujeitos da missão. É necessário ter em conta que o discípulo se forma para a missão e, por sua vez, a missão forma o discípulo. Por isso, ao realizar a ação missionária, ao mesmo tempo que os discípulos se renovam na vida de Jesus Cristo, se preparam também para levar a Boa Notícia a todos os povos.

O CELAM propõe alguns sinais comuns, como Tríptico (no Brasil podemos chamar de Capelinha), a Bíblia, logomarca da Conferência de Aparecida, Oração para missão Continental, algumas celebrações de grandes festas litúrgicas com sentido missionário: Epifania; Páscoa; Pentecostes; Festa Mariana de cada país. Produção e intercâmbio de subsídios formativos missionários.

Material de divulgação: Pôster sobre a missão; Spots para televisão e rádio; Página Web sobre a missão; Vídeos sobre a Missão (feitos com os tempos de TV).

Um gesto significativo em matéria social em cada país. Os gestos comuns, expressão de comunhão e simultaneidade da Igreja na Missão Continental

Os signos e gestos comuns: expressão de comunhão e simultaneidade da Igreja na Missão Continental. O lançamento oficial do Projeto Missão Continental, será no dia 17 de agosto de 2008, por ocasião do encerramento do CAM 3 COMLA 8.

O Projeto da Missão Continental visa unir na fé os povos latino-americanos e caribenhos. A grande intuição é ativar a energia, o potencial da pessoa que fez a experiência do encontro com Jesus e ao mesmo tempo oportunizar este encontro para aqueles que ainda o fizeram. "Ninguém sai ileso depois de um encontro - são as marcas que Jesus deixa em nosso coração", por isso vamos adorar em Espírito e Verdade a fim de deixarmo-nos cultivar a esperança de sermos "marcados" pelo Amor, pela força do Amor Humilde, pelo Convite de Jesus Cristo.

Na ação do Espírito Santo, ter a coragem de lutar para que em Cristo, todos os povos tenham vida. Esta é a esperança, de ver nosso Continente repleto do Amor de Deus.

*assessor da Comissão Missionária - CNBB

Deixe uma resposta

12 − 9 =