Robert Prevost é eleito Papa Leão XIV, o primeiro agostiniano a liderar a Igreja Católica

Novo pontífice é norte-americano e promete continuidade ao legado de Francisco, com foco em paz, diálogo e sinodalidade

Por Redação

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito nesta quarta-feira, 8 de maio, o novo Papa da Igreja Católica, adotando o nome de Leão XIV. A escolha do primeiro papa pertencente à Ordem de Santo Agostinho foi anunciada ao mundo às 19h22 (horário local) na tradicional sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, após o anúncio do “Habemus Papam” feito pelo cardeal Dominique Mamberti.

Prevost sucede o Papa Francisco e se torna o segundo pontífice americano da história. Natural de Chicago, Illinois (EUA), é reconhecido por sua sólida formação acadêmica, longa atuação pastoral no Peru e trajetória de liderança dentro da Cúria Romana.

Primeiras palavras

Diante de uma multidão estimada em 100 mil pessoas na Praça São Pedro e milhares de fiéis acompanhando pela televisão e internet, Leão XIV saudou o mundo com uma mensagem de esperança:

Deus nos ama, Deus ama a todos vocês, e o mal não prevalecerá! Estamos todos nas mãos de Deus.

Ele também reforçou o desejo de uma Igreja aberta e sinodal, afirmando:

Queremos ser uma Igreja missionária, que constrói pontes, dialoga e caminha junto com os que mais sofrem.

De Chicago ao Vaticano

Robert Francis Prevost nasceu em 14 de setembro de 1955. É filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de origem espanhola. Ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1977, emitiu votos solenes em 1981 e foi ordenado sacerdote em Roma, no ano seguinte.

Formado em Matemática e Filosofia pela Villanova University, tornou-se doutor em Direito Canônico na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino. Atuou por mais de uma década em missões agostinianas no Peru, onde foi formador, pároco e vigário judicial.

Em 2014, foi nomeado administrador apostólico da Diocese de Chiclayo e ordenado bispo. Mais tarde, assumiu a administração da Diocese de Callao e teve papel central nas reformas do Papa Francisco, como Prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Continuidade com marca própria

Leão XIV tem um histórico de escuta, trabalho pastoral nas periferias e liderança em processos sinodais. Foi criado cardeal em 2023 e, desde então, participou das sessões do Sínodo sobre a Sinodalidade, que moldam os rumos da Igreja no século XXI.

Seu lema episcopal — "In Illo uno unum" (“No único, sejamos um”) — resume seu compromisso com a unidade e com a fraternidade cristã. Em sua fala, expressou gratidão a Francisco e reafirmou a missão de anunciar o Evangelho com coragem e proximidade.

'Com vocês sou cristão e para vocês, bispo', disse, citando Santo Agostinho.

Uma nova etapa

A eleição de Leão XIV é vista como sinal de continuidade com o pontificado de Francisco, especialmente no que se refere à reforma da Cúria, à promoção de uma Igreja em saída e à busca pela paz global. O novo Papa inicia agora um período de grande expectativa na Igreja, diante dos desafios da fé no mundo contemporâneo.

Com informações de Vatican News

Deixe uma resposta

2 + 8 =