São Cristóvão: padroeiro dos viajantes

O dia de São Cristóvão, em 25 de julho, é ocasião de pedir sua intercessão sobretudo nas viagens empreendidas.

por Alex Nogueira

O dia de São Cristóvão, em 25 de julho, é ocasião de pedir sua intercessão sobretudo nas viagens empreendidas. Conta a história que o Santo tinha estatura muito alta, era um servo que procurava trabalhar para o maior rei do mundo.

Entre tantas buscas, passou a servir até ao demônio, porém descobriu que o maior rei era Jesus. Durante seu processo de conversão e busca por Jesus, servia as pessoas que precisavam atravessar um rio, por ter mais de dois metros de altura.

Numa ocasião, um menino teria pedido para ser atravessado pelo rio. Cristóvão colocou o garoto nos ombros e ao fazer a travessia sentiu um peso muito grande nos ombros. Após o fato, o menino se apresentou como o próprio Jesus, e tinha o mundo nas mãos. Esta cena se tornou o ícone de sua imagem, um homem alto tendo Jesus nos ombros.

Desse modo, o nome Cristóvão (Christophóros – do grego), significa portador (phorós) de Cristo (Christós). Ao final da vida, São Cristóvão foi martirizado por meio da decapitação. É conhecido como o padroeiro dos motoristas e viajantes, visto que carregou o menino Jesus aos ombros na travessia do rio.

Em uma viagem a oração é fundamental. Sempre que viajar, reze e peça a proteção divina. Sugiro aqui duas orações para suas viagens:

1) “Neste carro está Jesus, neste carro Jesus está. Jesus estando neste carro, nada de mal nos acontecerá!”.

2) “Ó meu São Cristóvão, olhai para mim nesta viagem. Não me deixeis sozinho nas estradas. Livrai-me, protegei-me e defendei-me de todo mal. Abençoai os que ficam, e acompanhai os que partem. Abri meus olhos, dai-me paciência, tranquilidade, calma e perseverança nesta viagem. Atendei a esta minha oração, e ouvi este meu pedido, que desde já agradeço. Meu São Cristóvão, livrai-me também dos assaltos, das intempéries e de toda espécie de perigos, para viajar tranquilo e seguro. Peço esta graça, não só para mim, mas também para todas as pessoas que estão viajando. São Cristóvão, rogai por nós! Amém”.

Alex Nogueira é sacerdote, mestre em direito canônico, professor acadêmico e autor do livro Orar faz muito bem!

Deixe uma resposta

quatro × 4 =