Pastoral Afro no Quilombo dos Palmares

Pastoral Afro da arquidiocese de Feira de Santana, BA, promoveu viagem anual para o primeiro Quilombo do Brasil, em Alagoas.

Por Ibrahim Muinde
Fotos: Pascom Paróquia São Roque de Matinha, BA.

A Pastoral Afro brasileira das arquidioceses de Feira de Santana e Salvador, BA, promoveu a viagem anual da Pastoral para lugares que marcaram a vida dos escravos negros africanos. De 8 a 11 de dezembro estiveram no Quilombo dos Palmares, em Alagoas.

viagempalmares20232O Quilombo dos Palmares foi o primeiro quilombo a ser constituído no Brasil, por Zumbi dos Palmares e se tornou referência para todos os escravos negros.

Quarenta e quatro participantes visitaram quatro lugares de destaque: Mercado de Artesanato, Museu Maria María, Parque Memorial Quilombo dos Palmares (Serra da Barriga) e a comunidade Quilombola Muquém, todos localizados em União dos Palmares.

viagemPalmares20231A viagem foi encerrada com uma celebração, com partilha da experiência de cada um durante a visita.
Participaram da viagem a Miss e o Mister Quilombola da Matinha 2023, ganhadores da primeira edição do concurso, realizado na Paróquia São Roque, Matinha, diocese de Feira de Santana. Eles ganharam a viagem como prêmio para aprofundar mais a vivência como quilombola. Foram acolhidos pela Miss Beleza Negra da comunidade quilombola de Muquém, AL, quando tivemos uma noite cultural e roda de conversa, no sábado, 9.

Ibrahim Muinde, imc coordenador arquidiocesano da Pastoral Afro, Feira de Santana, BA.

Deixe uma resposta

8 − cinco =