Dia da Amazônia: “Prece por uma Amazônia sem Fome”

Para marcar o Dia da Amazônia, celebrado nesta terça-feira (5), a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) divulgou um vídeo em que faz uma prece por uma Amazônia sem fome. A ação faz parte da campanha Amazônia sem Fome, iniciativa que busca mobilizar a sociedade brasileira para refletir sobre a realidade de fome e insegurança alimentar na Amazônia legal.

A celebração da data convida, segundo o bispo de Roraima e presidente da REPAM-Brasil, Dom Evaristo Spengler, a refletir sobre a realidade da região. “Na nossa querida Amazônia, milhões de pessoas estão em situação de fome e de insegurança alimentar. É um escândalo essa realidade, porque sabemos que a Amazônia brasileira é um bioma diverso, mas infelizmente vem sendo saqueado por interesses mesquinhos, interesses que prezam pelo lucro e não pela vida em abundância. Nesse contexto, mesmo uma região que produz tanto não distribui comida de qualidade para sua população”.

Comprometidos com o Evangelho de Jesus, que nos convoca para dar de comer a quem tem fome, erguemos nossa voz em defesa da Amazônia e pelo direito à alimentação saudável dos povos da floresta e das cidades amazônicas. Milhões de pessoas estão passando fome ou não têm acesso à comida de qualidade na Amazônia.

De acordo com dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar, a região Norte do Brasil é a que mais sofre com a falta de alimentação para a população. Na Amazônia, de acordo com a Rede PENSSAN, a insegurança alimentar grave e moderada está presente em pelo menos 54% das residências de agricultores/as familiares da região norte.    

Amazônia sem Fome  

Lançada em abril, a iniciativa tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira, especialmente os católicos e católicas, para refletir sobre a realidade de fome e insegurança alimentar na Amazônia legal, e pressionar os governos para a efetivação de políticas públicas eficazes de soberania e segurança alimentar. 

Comunicação REPAM-Brasil

Deixe uma resposta

um + 18 =